A iniciativa busca gerar visibilidade para um público de mais de 10 milhões de pessoas, segundo os dados do último censo do IBGE

A nova campanha do Banco do Brasil é estrelada apenas por pessoas surdas, como parte das celebrações do Dia Nacional (26) e Semana Internacional dos Surdos (20 a 26 de setembro). A iniciativa busca gerar visibilidade para um grupo composto por mais de 10 milhões de pessoas, segundo os dados do último censo do IBGE.

"É um público que costuma ser coadjuvante nas comunicações institucionais das marcas e a nova campanha do BB os traz como protagonistas que são. Normalmente, eles precisam ficar olhando um quadradinho na tela para acompanhar as interpretações em libras. Agora, somos nós que precisamos ler a legenda. A campanha traz essa experiência, em um exercício de empatia bem interessante", afirma Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.

A estratégia também quer ampliar o conhecimento sobre o atendimento em Libras oferecido pela instituição financeira, a primeira a promover o atendimento amplo nas agências, CRBB, SAC e Ouvidoria. Segundo o banco, os clientes surdos hoje têm a disposição intérpretes simultâneos no atendimento presencial e por chamada de vídeo no atendimento via central especializada. De maio até agosto deste ano, registrou 2,5 mil chamadas em Libras entre presenciais e remotas.

A ação é assinada pela Lew’Lara\TBWA e contou com o apoio da consultoria especializada da Turma do Jiló. A escolha do elenco procurou representar a diversidade das pessoas surdas que se comunicam por Libras e oralizados - que usam implante coclear, aparelho auditivo ou fazem leitura labial - e ainda demonstrar a interseccionalidade etária, estética, de gênero, raças e etnias.

"Não existe meia inclusão, quando se 'inclui' um grupo e exclui outro. Por isso, buscamos durante todo o processo de criação e execução da campanha, trazer visibilidade a vários grupos da diversidade e garantir acessibilidade da campanha para as pessoas com ou sem deficiência", afirma Carolina Videira, da Turma do Jiló.

O filme tem versões de 90, 60 e 30 segundos e terá veiculação nacional em TV aberta, exibição nos cinemas e também nas redes sociais do BB.