A nova campanha da OLX destaca para os compradores digitais as vantagens de mudar hábitos de consumo. Criada internamente pelo Marketing da empresa, a ação também fomenta os novos conceitos da economia circular.
A campanha tem três fases: a primeira mostra a mudança de hábito de consumo por meio de pessoas reais no vídeo “O Significado de Reinventar um Hábito”; a segunda explora o conceito de compra inteligente e segura, com participação da influenciadora Nathalia Arcuri; e a terceira fala sobre economizar com a OLX, em uma ativação com influenciadores digitais. A estratégia tem ainda ações de branded content em portais.
Patrícia Tauscheck, diretora de Marketing da OLX Brasil, afirma que a plataforma conecta pessoas e possibilidades, compartilhando novos valores ao mercado brasileiro. “Na OLX, os produtos com potencial de revenda ganham relevância e os consumidores encontram nos itens de segunda mão uma importante alternativa na economia doméstica. Neste momento, entendemos que podemos reforçar a importância deste mercado, incentivando uma forma de consumo mais consciente e inteligente”, diz.
O primeiro vídeo parte de um teste real, envolvendo adultos e crianças, com a intenção de apresentar que existem jeitos simples de reinventar o hábito de consumo. O material mostra a reação e percepção dos participantes, que tiveram que escolher entre um produto novo e usado, de acordo com as características apresentadas. O vídeo foi produzido em parceria com a Studio750.
Já Nathalia, especialista em finanças pessoais e fundadora da Me Poupe!, vai apresentar histórias reais de brasileiros que economizaram na OLX. Para o YouTube, foram criados vídeos com dicas sobre compra inteligente, economia e negociação. Os conteúdos também serão distribuídos no canal da marca.
A plataforma oferece ainda materiais didáticos, como o e-book Manual da Compra Inteligente com Segurança, feito pela influenciadora, e um conjunto de planners para download, para o usuário usar como planilha digital ou impressa.
De acordo com Patrícia, a empresa explora a narrativa da reinvenção, destacando a relevância econômica e social da adoção de novos hábitos, novos pensamentos e possibilidades de consumo. “No estudo Brasil Digital: Itens Parados em Casa, identificamos que, durante a pandemia, muitos brasileiros encontraram, no mercado de seminovos e usados, oportunidades de compras com um melhor custo-benefício ou, ainda, de vendas, para gerar uma renda extra. Esse perfil já é observado em outros países, não apenas como uma opção por preços acessíveis, mas também por inserir uma forma de consumo mais inteligente e consciente”, conta.