As comemorações de São João representam um momento propício para as marcas desenvolverem ações de patrocínio às festividades
As festas juninas fazem parte da cultura brasileira há anos e impressionam com os diferentes números em torno de valores investidos, pessoas impactadas, atrações, ativações e marcas. Diversos estados brasileiros possuem comemorações durante os meses de junho e julho, porém a região Nordeste se destaca, principalmente, pela quantidade e grandiosidade de comemorações juninas. As festividades duram vários dias e impactam milhões de pessoas.
O São João de Caruaru, em Pernambuco, espera receber 3,5 milhões de pessoas em 72 dias, além de 1,2 mil atrações. Com um investimento em torno de R$ 40 milhões, o evento tem uma movimentação estimada em R$ 650 milhões. Já o São João de Campina Grande, na Paraíba, deve reunir 2,5 milhões de pessoas entre os dias 29 de maio e 30 de junho.
O São João da Thay tem chamado a atenção nos últimos anos e teve a sua sexta edição neste ano, no Maranhão. O evento é idealizado pela empreendedora social, produtora de conteúdo e apresentadora Thaynara OG, em parceria com a agência de comunicação Waví. A iniciativa recebeu 25 mil pessoas entre os dias 8 e 9 de junho, e movimentou cerca de R$ 15 milhões, fomentando o turismo local e impactando a vida de crianças, adolescentes e jovens com ações em prol de seus direitos.
Com quase 15 dias, a ação contou com shows de Pabllo Vittar, Wesley Safadão, Alceu Valença, Ananda Paixão e Zaynara, além de manifestações da cultura popular. Pela primeira vez, uma atração internacional participou do São João da Thay, o cantor mexicano Cristian Chávez, do grupo RBD.
O São João da Thay contou com mais de 28 marcas patrocinadoras e teve transmissão ao vivo para estados do Nordeste e para o Pará, pela TV Mirante. O evento teve momentos icônicos como o encontro entre o Bumba Meu Boi e o Boi Bumbá, e a inédita “spoiler night” do novo filme da Disney e Pixar, ‘Divertida Mente 2’.
Com muita música, dança e comidas típicas, o São João é um momento propício para as marcas desenvolverem ações de aproximação com os brasileiros, em um dos momentos mais conhecidos do país. Com campanhas estrategicamente alinhadas à comunicação de cada empresa e com diferentes objetivos, as marcas têm apostado nas comemorações juninas e desempenhado papel fundamental ao patrocinar e apoiar os eventos.
Criada em 1991 para o Nordeste, Deline conta com 33 anos de história e é vice-líder em vendas de margarinas no Brasil. Segundo a empresa, o Nordeste representa 35% do mercado de margarinas nacionalmente, apresentando durante os meses de junho e julho os maiores picos de consumo. Diante isso, a marca mantém uma presença constante nas principais festas juninas da região.
Este ano, a Deline está patrocinando o São João de Caruaru, o São João de Arcoverde e a Festa do Cuscuz Gigante, além de outras oito celebrações do circuito. “Ser a patrocinadora de festas tão significativas para a região, além de uma honra, é reflexo dos nossos esforços em nos conectar cada vez mais com o público nordestino e fomentar ainda mais a economia local”, conta Marina Secaf, gerente-executiva de marketing de Deline.
No São João de Caruaru, a marca construiu a Casa Deline, um espaço de 25m² com ativações e interação com o público. Além de, pelo segundo ano consecutivo, patrocinar o São João de Arcoverde, o segundo maior do estado.
Já no Circuito das Comidas Gigantes, tradição regional há mais de 30 anos, em Caruaru, a marca é patrocinadora exclusiva do maior cuscuz do mundo, o Cuscuz Gigante, produzido em uma cuscuzeira de quatro metros de altura e estimativa de peso de uma tonelada.
Além disso, este ano, contam novamente com a Kombi Deline, que circula por pontos estratégicos de Caruaru, Campina Grande e Arcoverde com delícias
juninas feitas com as margarinas Deline e brindes para o público.
Também está em veiculação na TV aberta em todo o Nordeste, a nova campanha publicitária da marca com as celebridades Elba Ramalho e Márcio Victor (vocalista da banda Psirico). “Estar presente nas festividades de São João no Nordeste é de extrema importância para nós, uma vez que isso nos aproxima e conecta cada vez mais com o nosso principal público”, afirma Marina.
Além dos patrocínios e ativações, Deline também apresentou duas novidades: a embalagem edição especial de São João para todo o portfólio, que conta com produtos de 250 g, 500 g, 1 kg, 3 kg e 15 kg, e a nova Deline Milho, a margarina sabor milho da marca, exclusiva para as regiões Norte e Nordeste, indo ao encontro de um levantamento realizado pela marca que aponta que o Nordeste possui a maior frequência de consumo de milho no país, com 25,8% ante 11,9% do Brasil.
Deline conta com diferentes parceiros para campanhas e ativações. A Agência Estalo é responsável pelas ativações de patrocínios e brand experience da marca, Africa Criative fica à frente da campanha de publicidade e comunicação, Weber Shandwick em relações públicas e Essence Match em CRM.
A Perdigão é patrocinadora oficial do São João de Caruaru pela primeira vez, embora a marca já esteja presente em outros eventos da região, como a Copa do Nordeste e, anteriormente, o São João da Thay. A empresa também marca presença em outras festas juninas em São Paulo.
Durante a festa em Caruaru, a Perdigão apostou na variedade de comidas típicas preparadas com a qualidade e sabor dos produtos da marca. Segundo a empresa, o Nordeste é responsável por 26% do consumo nacional de produtos da companhia e, quando se trata de embutidos, este percentual sobe para 42%.
“Estar presente no São João de Caruaru é uma forma de reforçar a identificação da marca com a cultura nordestina. É uma festa do povo que se orgulha de suas origens, gastronomia e música. Para a Perdigão, participar é uma maneira de fortalecer nosso posicionamento de Comer Junto, que nos aproxima ainda mais do público nordestino”, diz Rafael Gonçalez, gerente-executivo da Perdigão. Para as ações de São João, Perdigão conta com as agências parceiras AlmapBBDO e Ampfy.
A Natura preparou diferentes ações para o período. A campanha para as festas faz o convite ‘E se seu cheiro fizesse uma festa?’, promovendo experiências e conexões do público com a marca. A empresa fez uma parceria com a artista visual pernambucana Joana Lira para ilustrar a campanha de São João deste ano, com o objetivo de “materializar as cores, os cheiros e as memórias afetivas que os festejos evocam”.
Para o São João de Campina Grande, a marca desenvolveu a Vila Natura, onde proporciona uma experiência de bem-estar e entretenimento, tendo como destaque os produtos queridinhos da Casa de Perfumaria do Brasil. As pessoas que visitarem os espaços, dentro da ativação de 100 m², terão contato com Kaiak, que, segundo a empresa, é líder em perfumaria masculina por todo o Nordeste, além de outras marcas conhecidas da perfumaria da Natura, como Essencial, Humor e Luna.
Complementando a experiência no espaço, há uma área exclusiva para maquiagem, com os famosos Una e Faces, para quem deseja retocar a make entre os shows. A Vila Natura é um espaço 360º, interativo e com oportunidades para fotos, que oferece experimentação de produtos, experiências imersivas e jogos divertidos que podem resultar em diversos prêmios da marca.
Este é o segundo ano que a Natura participa ativamente de festividades no Nordeste. Em 2024, a marca está presente em Campina Grande (PB), Amargosa (BA), Irecê (BA) e Gravatá (PE). “Acreditamos que essas festas têm o poder de criar momentos memoráveis para nossos clientes. Esperamos proporcionar experiências surpreendentes e encantadoras. A ideia é celebrar os festejos juninos e essa nossa conexão com clientes nordestinos - uma região importantíssima para nós”, diz Denise Coutinho, diretora de marketing e comunicação Natura Brasil.
Leia a matéria completa na edição de 17 de junho do propmark