Barbosa: com conquistas, expectativa é de expansãoA multinacional anglo-holandesa Unilever encerrou relacionamento com a rede BBH, do Publicis Groupe para a coordenação das ações publicitárias da marca de sabão em pó e líquido Omo em todo o mundo. A Lowe, rede de agências do Interpublic representada no mercado brasileiro pela Borghi/Lowe, é a contemplada para assumir a conta. A agência já teve o produto no seu portfólio de negócios, transferido por alinhamento para a Neogama/BBH em 2008, que agora o perde.

“Com o aumento da globalização e a necessidade de coerência em todos os mercados, a unidade de negócios de produtos de limpeza da Unilever decidiu consolidar suas ações de publicidade para a marca Omo em uma única agência: a Lowe — que atualmente é responsável pela marca em 70% dos países e agora irá expandir essa responsabilidade para a Europa e a América Latina, onde a BBH cuidou da conta nos sete últimos anos e atingiu excelentes resultados”, diz o comunicado oficial da Unilever.

Vice-presidente executivo e diretor-geral da Borghi/Lowe, Valdir Barbosa lembra que o conceito mundial de Omo, “Dirt is good” (“Se sujar faz bem”, no Brasil) foi criado pela Lowe. “A conta volta para o seu ninho. E o trabalho das agências da Lowe que mantiveram Omo entre seus clientes nos últimos anos tem sido espetacular. Ao deixar a conta em uma rede só, a Unilever faz com que a sinergia em torno de sua marca seja maior globalmente”, diz.

Conquistas

Além de Omo, na semana passada a Borghi/Lowe também anunciou a conquista da conta publicitária da rede de fast-food Subway no Brasil. O cliente, que estava há cerca de cinco anos na carteira da Rái, trocou de agência após processo de concorrência. Há cerca de 15 dias, a agência já havia vencido, junto com a Quê, do Grupo PPR, a etapa de propostas técnicas da licitação pela conta publicitária da BR Distribuidora, cuja verba é de R$ 80 milhões anuais; e, em novembro de 2011, conquistou e lançou a campanha da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com o objetivo de incentivar o uso do etanol pelo consumidor.

Segundo Barbosa, todas são contas importantes e devem alavancar significativamente o crescimento da agência em 2013. “No ano passado, nós crescemos cerca de 10%, um pouco acima do mercado. Para este ano, projetávamos um pouco mais do que isso. Agora, com essas quatro conquistas, a estimativa é de uma expansão de pelo menos 25% no nosso negócio”, afirma.

No ranking do Ibope Media divulgado na semana passada (leia mais aqui), a Borghi/Lowe aparece na quinta posição entre as maiores agências dos país, com R$ 2,29 milhões de investimento gerenciado. “Estamos trabalhando corretamente. Fortes na prospecção e envolvendo todos os nossos principais executivos no dia a dia dos clientes. E esse é um diferencial da agência”.