O Prêmio Desafio Estadão Cannes promoveu, nesta segunda-feira (8), o lançamento de sua 5ª edição. Foram apresentados os 13 jurados da competição, além de anunciadas mudanças no formato do evento, que terá premiação correspondente a R$ 300 mil neste ano, entre passagens, hospedagens e inscrições no Festival de Cannes.
As principais novidades se referem às categorias que passam a fazer parte do evento. Além das já existentes áreas de Branded Content, Brief Desafio e Profissional de Mídia do Ano, passam a fazer parte do Desafio as competições de Criação, que une os trabalhos das antigas categorias Impresso e Multiplataforma, e a de Vídeo, que contará com patrocínio da plataforma de mídia Teads.
Criado pelo Grupo Estado, representante oficial do Festival de Cannes no Brasil, o prêmio tem o objetivo de estimular agências e anunciantes a pensarem no Estadão como uma plataforma multimídia, que acessa diferentes audiências em diversos momentos. Nesse sentido, outra novidade da edição é que as campanhas veiculadas nas plataformas do grupo passarão por uma seleção e as agências receberão um convite para fazer a inscrição, de forma gratuita. Antes, elas precisavam inscrever as peças.
“Encontramos uma maneira de tornar ainda mais fácil a participação de todos no Prêmio. Todas as peças que já tenham sido veiculadas no Estadão de 1 de março a 31 de dezembro de 2018 já estão sendo consideradas e serão convidadas”, explica Flávio Pestana, diretor executivo comercial do Estadão.
A estreante área de Vídeo corresponde a campanhas veiculadas em vídeo divulgado no site estadão.com, usando a plataforma Teads. Em Branded Content, entram os trabalhos de integração de conteúdo original produzido pelo Estadão e a marca do cliente. Já Criação contempla as peças publicitárias com veiculação no Estadão, Rádio Eldorado e eventos do grupo (nessa área, o julgamento contempla a criatividade, o uso de estratatégia de mídia e uso das plataformas Estadão.
Em Mídia do Ano, o Estadão consulta seu mailing com 1,5 mil profissionais de mídia para eleger o melhor do ano (a atual vencedora é Andrea Hirata, da Leo Burnett Tailor Made). Por fim, o Brief Desafio premia criações exclusivas para o Desafio, com foco em temas de conscientização social: neste ano, o tema será “refugiados”.
Como prêmios, serão distribuídos nove pacotes que incluem o troféu Ex-Libris, símbolo do jornal; passagens aéreas, hospedagem e inscrição para a próxima edição do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. O julgamento será realizado em fevereiro de 2019 através de um júri formado por 13 profissionais de agências, veículos e anunciantes.
A 5ª Edição do Prêmio será divulgada por meio de uma campanha criada pela Dentsu, com o mote “Pela honra. Pela glória. Pela viagem para Cannes com tudo pago”. As peças brincam com a ideia de duelo medieval entre agências e nomes do mercado, destacando a facilidade em participar do Prêmio.
Confira a lista de jurados:
Adriano Alarcon – DM9DDB
André Marques – WMcCann
Catia Luz – Estadão
Daniel Lopes – Estadão
Ellen Kiss – Itaú
Felix DelValle – Ogilvy
Glaucia Montanha – Y&R
Keka Morelle – Almap
Larissa Magrisso – W3Haus
Marcelo Lenhard – Hands
Monika Cerqueira – Teads
Paulo Ilha – DPZT
Renata D’Avila – Fbiz