A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) tem, a partir desta quinta-feira (24), um novo presidente. Quem assume a cadeira é João Campos, vice-presidente da categoria de sorvetes e alimentos da Unilever. O profissional substitui João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, que ocupou o posto nos últimos quatro anos – dois mandatos – e que agora atuará como copresidente do conselho da entidade, juntamente com Luiz Carlos Dutra, vice-presidente corporativo da Votorantim.
Em sua despedida, Ciaco lembrou alguns dos principais projetos em seus mandatos, como a atualização das missões da entidade e a ampliação dos objetivos permanentes; a criação do ABA Summit, que reúne anualmente o que de mais importante aconteceu em eventos nacionais e internacionais do mercado); a campanha “Propaganda faz diferença”, realizada em 2010 em parceria com a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade); e a publicação de guias de melhores práticas, entre outras ações. “Também trabalhamos de forma incessante para assegurar a liberdade e as melhores práticas para a publicidade de alimentos, de bebidas não-alcoólicas, de bebidas alcoólicas e para o público infantil”, reforçou.
Mais marketing
Agora como principal líder da ABA, João Campos destacou que o principal objetivo de seu primeiro mandato será o de trazer uma evolução contínua do papel da ABA e do que ela pode representar no mercado brasileiro. Ele enfatiza que a intenção da entidade será de não apenas trabalhar com a comunicação, mas também dar apoio nas decisões e realizações de marketing de seus associados. “A ABA vai ampliar a direção em relação não só à comunicação, mas também ao marketing, já que são esses dois elementos os pilares fundamentais para qualquer negócio. Mais do que nunca, o marketing tem que estar no centro de qualquer negócio, e nunca fora dele”.
Nova missão
Antes da cerimônia de posse da nova diretoria, aconteceu a primeira reunião da ABA já liderada por Campos. Durante o encontro de executivos, foi apresentado o novo slogan da entidade, “Marketing e comunicação para transformar”, junto com o reforço à missão, crença e principais valores defendidos pela atual diretoria. “Aprovamos e concordamos uma nova missão: ser agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação. Nossa crença é de que o marketing é fundamental para a evolução da sociedade, e que a ética e a liberdade são essenciais para sua realização”, enfatizou. Foram escolhidos cinco elementos para definir os valores da ABA: Excelência, Ética, Colaboração, Respeito e Inconformismo.
Nova diretoria
Além de João Campos como presidente, Ciaco e Dutra como copresidentes do conselho, a nova diretoria traz Andréa Rolim, gerente-geral da Yum! Brands, como 1ª vice-presidente, e outros seis profissionais como VPs: Andréa Napolitano, diretora de marcas e inovação global da BR Foods; Claudio Tonello, VP de marketing e inteligência de negócios do Walmart; Hayton da Rocha, diretor de marketing e comunicação do Banco do Brasil; Luís Fernando Nery, gerente de publicidade e promoções da Petrobras; Marco Simões, VP de comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola; e Sérgio Pompílio, VP jurídico e de assuntos corporativos da Johnson & Johnson.
Também foram eleitos representantes de anunciantes como Sabesp, MasterCard, P&G, Correios, Brasil Kirin, Camargo Corrêa, Sky, L´Oreal, Avon, PepsiCo, Natura, Fiat, Votorantim, Samsung, Ambev, Alpargatas, JBS Foods, TAM, Nestlé, Unilever e Danone, entre outros. Os cargos definidos têm vigência durante o biênio 2014-2016.