Em entrevista, Santiago Keller faz uma análise do festival deste ano e da criatividade latina

O Brasil é o segundo país com mais peças inscritas na 26ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica, que será realizado em Buenos Aires, na Argentina, a partir desta terça-feira (14). Do total de 3.107 trabalhos submetidos à premiação, 498 são brasileiros.

O primeiro lugar é da Argentina, com 504 cases. “O Brasil sempre traz frescor, arte, inovação e ideias relevantes”, aponta Santiago Keller Sarmiento, presidente do El Ojo de Iberoamérica.

Os júris também serão presididos por talentos brasileiros, com Marcia Esteves (Lew’Lara\TBWA) na categoria de Media; Marco Giannelli (AlmapBBDO), em Vía Pública; Marina Pires (Media Monks), em Inovação e Creative Data; e Bernardo Romero (Klick Health), na nova área Saúde & Pharma.

Ao propmark, Sarmiento revela as novidades do evento e analisa a importância da criatividade latina para a publicidade mundial.

Quais são as expectativas para a 26ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica?
Em 2023, o festival será mais uma vez um espaço de encontro, debates e de troca de experiências. O objetivo é também reconhecer as melhores ideias participantes da nossa região, além de destacar os profissionais e as empresas que realizaram as peças mais premiadas. E, com tudo isso, continuar a promover o talento da nossa região.

A pandemia deixou quais ensinamentos?
No ano passado, o El Ojo voltou a ser realizado presencialmente, depois de duas edições feitas em formato online devido à pandemia da Covid-19. Com o regresso da modalidade presencial, celebramos ainda os primeiros 25 anos do El Ojo, que foram também os 25 anos de toda a indústria criativa latina, da sua integração, de compartilhar experiências, visões e pensamentos, e de trabalhar em conjunto, subindo a régua da nossa região e, portanto, também da criatividade global. Além disso, celebramos o fato de que, ao trabalharmos cada vez mais integrados e juntos, potencializamos dentro da nossa diversidade o talento da região.

Quais são as novidades deste ano?
A edição deste ano terá dois novos prêmios. A pedido de muitos integrantes da indústria, o festival criou o El Ojo Saúde & Pharma, presidido neste ano pelo brasileiro Bernando Romero, maker da Klick Health; e o El Ojo Creative Commerce, que será liderado pelo colombiano Manuel Bordé, global CCO da VMLY&R Commerce. Como todos os anos, a premiação terá mais de 30 palestrantes, que vão compartilhar a sua visão e pensamentos sobre os desafios da nossa indústria, a relevância da criatividade, a importância da diversidade, e como as novas tecnologias e a inteligência artificial estão transformando a nossa indústria.

Santiago Keller, presidente do El Ojo: festival é o espaço ideal para reconhecer melhores ideias (Fotos: Divulgação)

Qual é a contribuição do festival para o fomento da criatividade latina?
Temos a certeza de que o El Ojo será, mais uma vez, o espaço ideal para reconhecer as melhores ideias e para a indústria criativa latina se reunir, debater, compartilhar experiências e construir novas perspectivas capazes de auxiliar na construção de um mundo melhor. Nesse sentido, para o concurso “Novos talentos 2023”, apresentamos o brief sobre a importância da democracia para que estudantes e jovens profissionais possam mostrar o seu potencial.

Quantos cases foram inscritos em 2023? É possível fazer um ranking conforme o volume de inscrições de cada país?
Sem contar o concurso “Novos talentos 2023”, prêmio que ainda está recebendo inscrições de peças , tivemos 3.107 trabalhos inscritos, um crescimento de 10% em comparação ao El Ojo 2022, quando contabilizamos 2.837 cases. Neste ano, os cinco países com mais campanhas inscritas são Argentina (504 inscrições, representando 16,2%), Brasil (498, que equivale a 15,8%), México (476, com 15,2%), Colômbia (343, com 11%) e Espanha (293, com 9,5). Os cinco países concentram 68% do total de inscrições do festival.

Neste ano, o El Ojo contará com quatro presidentes de júri brasileiros. Como foi feita a escolha desses nomes?
Dos 18 presidentes de júri, quatro são brasileiros. No processo de eleição de presidentes e dos jurados, procuramos ter diversidade de pontos de vista, percursos profissionais e líderes de destaque. Neste ano, teremos a participação de Marco Giannelli, o Pernil, CCO da AlmapBBDO, como presidente de Outdoor; Bernando Romero, maker da Klick Health Nova York e Brasil, que comandará o El Ojo Saúde & Pharma; Marina Pires, diretora-geral da Media Monks Brasil, líder do júri do El Ojo Inovação e El Ojo Creative Data; e Marcia Esteves, CEO e sócia da Lew’Lara\TBWA, que conduzirá o julgamento dos trabalhos do El Ojo Media. Todos têm uma trajetória importante e marcante no setor e contribuirão para a escolha das melhores ideias deste ano em cada uma das suas premiações e depois, junto com todos os presidentes do festival, escolherão os Grandes Prêmios de El Ojo 2023.

O Brasil tem uma presença expressiva na premiação. Para este ano, o que você espera ver das peças brasileiras?
O Brasil sempre traz frescor, arte, inovação e ideias relevantes. É um país com dimensões continentais, com uma cultura diversa, que inspira e proporciona campanhas inesquecíveis, que ajudam a construir uma identidade criativa própria. Tenho a certeza de que neste ano o Brasil apresentará trabalhos tão bons ou melhores do que nas edições anteriores.

O que o público pode esperar das palestras deste ano?
O conceito do El Ojo é “Ve más allá”. Em espanhol, significa enxergar mais longe, mais profundamente e, ao mesmo tempo, caminhar mais longe, cruzar novas fronteiras e impulsionar paradigmas. Sob essa premissa, procuramos sempre palestrantes que nos digam o que pensam, como imaginam o futuro e para onde vai a nossa indústria. Como em todos os anos, o El Ojo proporcionará inspiração, reflexão, capacitação e muitas ideias que ajudarão os participantes a serem melhores profissionais e a se destacarem no setor. Além de contribuir para impulsionar ainda mais o talento latino e apontar para a construção de um futuro melhor e para o qual estejamos preparados.

Quais temas serão tratados no festival?
Estarão presentes, ao longo das conferências, workshops e cerimônias de entrega de prêmios, ideias, inspiração, criatividade, diversidade, sustentabilidade, cultura, democracia, saúde mental, integração, tecnologia e inovação, além de inteligência artificial e o seu debate sobre o futuro e o que queremos para esse futuro.