O mercado publicitário brasileiro está em festa, comemorando a boa recuperação que teve a partir de meados do terceiro trimestre do ano e com maior ênfase com os resultados das eleições de outubro, que mudaram o panorama político do país.

A economia voltou a se aquecer e a retração nos investimentos publicitários foi aos poucos sendo superada por novas investidas, prometendo um ano muito diferente em 2019, comparado com a sofreguidão dos últimos três, 2018 incluído até agosto/setembro.

Bom para o país, bom para os brasileiros que assim ocorra, pois um dos maiores e mais importantes termômetros de medição da economia de uma nação democrática reside na quantidade e força dos seus investimentos publicitários.

Observe o leitor mais atento a mudança de ocupação de espaço e tempo ocorrida na mídia nestes últimos três meses, com a propaganda retomando aos poucos o seu lugar de sempre em nosso país, ressalvadas as exceções em momentos de crise como o que agora estamos encerrando.

Tivemos até momentos de stop and go em meio a algumas crises mais políticas que econômicas, mas nada a ver com a recuperação que ora se verifica, animando nossas forças produtivas.

Estávamos por merecer a ascensão ora iniciada, pois o Brasil não estava muito distante de uma conflagração interna, motivada por ideários políticos divergentes e estimulados por extremistas adeptos do quanto pior, melhor.

Países que passaram por esse tipo de conflito, com populações mais facilmente influenciáveis por líderes carismáticos e pouco afeitos ao bem-estar dos seus compatriotas, deixaram uma história felizmente incomparável com as dificuldades por nós enfrentadas. De qualquer forma, porém, deve ser por todos os brasileiros comemorado este nosso momento, interrompendo o prosseguimento de badernas que chegaram a nos preocupar e restabelecendo os verdadeiros princípios para a retomada democrática.

Que nenhum brasileiro se esqueça de que estivemos muito próximos de uma situação de caos, talvez irrecuperável a curto e médio prazos.

 

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Sabemos que o Brasil é rápido para o bem e para o mal. Quando as coisas pioram, pioram rapidamente. Em compensação, quando melhoram, a mesma ou até maior velocidade acontecem. Restritos ao marketing e com maior atenção ao mercado publicitário, por tradição sempre o principal enfoque deste PROPMARK, que se aproxima de completar 54 anos de circulação ininterrupta em maio de 2019, podemos observar o crescimento das mídias sociais nesse contexto.

Nossa editora-chefe Kelly Dores chama a nossa atenção para o tema da matéria de capa desta edição, que registra a adesão das agências às mídias sociais, com a área ganhando um protagonismo que já vinha sendo esperado.

Observa o repórter Leonardo Araujo, autor da matéria, que o posicionamento das marcas amadurece na social media e sua presença é cada vez mais focada no conteúdo estratégico, alinhado à verba de mídia.

A reportagem chama a atenção para o estudo da Kantar TNS, que mostrou que o brasileiro passa cerca de três horas por dia nas redes sociais. De olho nisso, muitas importantes marcas aumentaram seus investimentos na área.

A matéria de capa desta edição do PROPMARK é reforçada e valorizada com importantes executivos de agências, como David Laloum (Y&R), Edu Simon (DPZ&T) e criativos da Talent Marcel, VML, Publicis e Ogilvy, entre outros.

A impressão que fica, repetindo a própria história da evolução da comunicação, é que a fila do sucesso anda no território da grande mídia: primeiro foram os jornais, depois o rádio, depois a TV aberta, logo em seguida a TV por assinatura e hoje as mídias sociais, tomando conta cada vez de forma mais expressiva das atenções do consumidor.

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Encerram-se na próxima sexta-feira (14) as inscrições de trabalhos para concorrerem ao Prêmio Colunistas São Paulo. As agências que ainda não o fizeram podem se dirigir a Nanny Lima, na Editora Referência, para procederem às suas inscrições.

Também o Colunistas – a mais antiga premiação em vigor no mercado publicitário brasileiro – apresentou melhor performance nas suas diversas regionais que cobrem todo o país, aqui incluída a de São Paulo, com mais uma semana de prazo para inscrições.

O Colunistas é julgado nas suas regionais por júris mesclados de jornalistas especializados e profissionais de agências e produtoras convidados pelos responsáveis dessas regionais.

Tem sido sempre considerado como a melhor avaliação do setor, porque se aprofunda nas diversas mídias e também considera pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no período julgado.

Por isso se constitui no grande prêmio da publicidade brasileira.

 

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Muito provavelmente o universo das pessoas físicas (empresários, profissionais, colaboradores etc.) que formam o vasto mundo da publicidade brasileira seja o mais produtivo em lançamentos literários.

Merecem destaque principalmente as obras de conteúdo disciplinar, reproduzindo experiências dos seus autores, que servem de exemplo e de apoio aos leitores galgando degraus em suas carreiras.

Tivemos nas últimas semanas o lançamento de vários livros nesse sentido, com nosso destaque para dois deles: Sociedade.com, de Abel Reis, presidente do Grupo Dentsu no Brasil, que discorre sobre como as tecnologias digitais afetam quem somos e como vivemos. E mais recentemente o curioso Mulheres Antes e Depois dos 50, da Editora Leader, com design do artista plástico W. Veríssimo e depoimentos de 40 profissionais femininas do setor da comunicação publicitária.

A obra foi coordenada por Andréia Roma, da Leader, e Maria Alice Schuch, doutoranda em Ciências da Educação, contando também com um depoimento de Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

Outros lançamentos abordando o setor estão previstos ainda para este mês de dezembro.

 

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A ABMN (Associação Brasileira de Marketing & Negócios) entregará nesta segunda (10) o Prêmio Marketing Contemporâneo 2018 às empresas responsáveis pelas melhores histórias inspiradoras que contam a evolução do marketing no Brasil.

Quatro agências de propaganda estão entre elas: AlmapBBDO, WMcCann, OnzeVinteUm e Ogilvy Brasil.

A cerimônia será realizada no Belmond Copacabana Palace, no Rio.

 

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O trio de ferro da AlmapBBDO foi anunciado oficialmente no último dia 7: Filipe Bartholomeu é o novo CEO, Cintia Gonçalves passa a CSO e Luiz Sanches é o novo chairman da mais premiada agência brasileira de todos os tempos.

 

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Este Editorial é em homenagem a Paulo Giovanni, que na semana passada brilhou em entrevista a Ronnie Von na TV Gazeta, dando a entender com a sua atualização sobre o mercado publicitário brasileiro que em breve a ele voltará.

Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência, que publica o PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda (aferrentini@editorareferencia.com.br).