O canal no Youtube Microsoft Sam resolveu compilar algumas campanhas de grandes marcas relacionadas à Covid-19. O intuito foi mostrar que os comerciais são “assustadoramente semelhantes”.
No vídeo, que já tem mais de meio milhão de views e foi postado no fim da semana passada, as semelhanças passam pela trilha que quase sempre aposta num piano melancólico (e livre de direitos autorais) no começo, o texto que apela para palavras como “família”, “pessoas”, e até os aplausos no final.
O próprio criador do canal tenta explicar que as marcas precisavam passar uma mensagem rápida sobre a pandemia do novo coronavírus e, como eles não podem filmar um novo anúncio por causa do distanciamento social, compilaram imagens antigas e optaram pela trilha de piano “mais inofensiva e livre de royalties que puderam encontrar”. “Isso, combinado com uma década de tendências de marketing ditadas por focus groups”, diz o editor.
Na Forbes, o articulista Avi Dan opinou sobre o vídeo. “Há muita semelhança na publicidade. Talvez porque o pessoal da publicidade seja muito móvel e mude de agência para agência. Ou porque são influenciados pelos mesmos prêmios. A mesmice tem sido um problema há algum tempo e uma das razões do declínio na Madison Avenue. Às vezes, e especialmente nos últimos anos desde a última recessão, parece que todas as agências perderam o desejo de inovar e a coragem de se destacar”, escreveu.
Após elogiar os esforços dos criativos envolvidos na Campanha, Dan faz uma ressalva: o analista espera “que agências e clientes lembrem-se deste vídeo e tentem ir além dos clichês” quando tudo terminar.
E você? O que acha do vídeo? Confira: