Campanha da Marisa foi criada pela AlmapBBDOA previsão para o Dia das Crianças não é tão animadora, segundo a Associação Comercial de São Paulo. De acordo com a instituição, as vendas de 2014 deverão crescer apenas 2% na capital paulista em relação ao ano passado. “A expectativa para essa data neste ano é baixa, o ritmo está morno”, afirma Emílio Alfieri, economista da entidade. O motivo, segundo ele, são os fatores macroeconômicos. “O consumidor está mais cauteloso por conta das incertezas econômicas”, ressalta.

Entre outros motivos está a baixa no nível do emprego. “Além disso, outro fator que faz essa expectativa não ser tão positiva é a desaceleração da massa salarial”, conta. Ainda segundo o economista, esse número já era esperado. “Já sabíamos que este ano não seria fácil. A alta da inflação prejudica e, por conta disso, os presentes acabam ficando em segundo plano”, diz Alfieri.

Cartões

A Agillitas lançou cartões pré-pagos especialmente para o Dia das Crianças. Disponíveis nas bandeiras Visa Electron e MasterCard, os cartões não ficam atrelados a uma conta corrente e nem a uma loja específica. Eles possuem os valores de R$ 50 e R$ 100 e todos são protegidos por senha.

O cartão Mais Que Presente vem com um kit de orientações de uso e instruções para consulta de saldo e extrato que podem ser visualizados por meio do site www.maisquepresente.com.br ou pelo aplicativo móvel Agillitas.

O pré-pago oferece flexibilidade tanto para quem compra como para quem o recebe, além de permitir que o presenteado escolha o que quiser comprar, já que ele é aceito em todo o Brasil, nos estabelecimentos credenciados às redes Visa Electron e MasterCard. O custo do cartão Mais que Presente para pessoa física é de R$ 8 para valor de carga de R$ 50 e de R$ 9,90 para carga no valor de R$ 100.

 

Multiplus

Os participantes da Multiplus, empresa que atua no segmento de fidelização, terão a oportunidade de realizar o sonho de toda criança com a plataforma Resgates Incríveis, criada pela NewStyle. A experiência acontecerá no próprio Dia das Crianças, e nela, 12 crianças terão um minuto para escolher o que quiserem em uma loja de brinquedos da PBKIDS.

Os participantes e seus filhos farão uma dupla em uma corrida contra o tempo onde tudo o que colocarem no carrinho, em 1 minuto, levam de presente para casa. As experiências estarão disponíveis para resgate somente no site da Multiplus, por 12 mil pontos.

“Trata-se de mais uma iniciativa com o DNA dos Resgates Incríveis, plataforma que consiste em promover experiências únicas e exclusivas, disponíveis apenas para resgate com pontos”, afirma Alexandre Moshe Parczew, diretor-executivo de marketing e vendas da Multiplus.

Mas, previsões à parte, as marcas já se movimentam. A Marisa é um exemplo. A rede decidiu realizar, pelo segundo ano, a promoção Era uma vez 6 DVDs. Para divulgá-la, a AlmapBBDO criou uma campanha, composta por filme, peças de internet, material de PDV e spot. Na promoção, a cada R$ 60 em roupas infantis, com pelo menos uma peça Disney/Marvel, o cliente escolhe um DVD entre os seis títulos opcionais.

No filme “Cabana”, a mãe passa pela porta do quarto da filha e vê que ela montou uma cabaninha, iluminada com luzinhas coloridas. Pelo tecido, percebe a silhueta de uma princesa. Quando vai ao quarto do filho, é a silhueta de um super-herói que ela vê pela cabana do menino. O filme mostra, então, crianças vestindo modelos infantis da marca e, em seguida, a informação sobre a promoção. A assinatura é a clássica: “De mulher para mulher, Marisa”.

 

Disney

O Mickey será a grande novidade do aplicativo de trânsito Waze. Pela primeira vez na América Latina o mais famoso personagem do mundo ajudará os motoristas brasileiros. O personagem dará voz aos principais comandos do aplicativo de maneira muito especial e com o seu vocabulário típico, onde metros serão Mickeymetros e até mesmo o trânsito pesado será divertido por frases como: “Trânsito intenso bem a frente. Puxa, vou chegar atrasado na casa da Minnie”.

A ação está amarrada à campanha de marketing, assinada pela Leo Burnett Tailor Made, criada especialmente para o Dia das Crianças, que traz a assinatura “Eu Acredito”. O conceito reforça a imaginação das crianças e resgata a magia existente também nos adultos. “Esta campanha tem como objetivo trazer a magia da Disney para o dia a dia das crianças nas suas atividades cotidianas, no carro, no passeio do shopping ou criando e compartilhando fotos e vídeos”, explica Andrea Salinas, diretora de marketing da Disney Brasil.

Para também atrair a audiência do público infantil e explicar de forma mais lúdica as sugestões de presentes para o Dia das Crianças, o Walmart.com lançou vídeos de ‘unboxing’ com apresentação do pai dos personagens Ticolicos, do canal infantil e educativo do Youtube. “Queremos que o consumidor conheça melhor os brinquedos antes de tomar a decisão de compra, e o vídeo possibilita saber exatamente o que tem dentro da caixa e como cada brinquedo funciona, além de poder ser assistido com as crianças”, diz Cláudia Woods, diretora de marketing do Walmart.com no Brasil.

Este ano, a companhia aposta em mais de 3.500 itens para superar as expectativas de venda nesta data, que representa uma das mais importantes do calendário comercial. Para promover suas ofertas, criou uma comunicação diferente em uma página especial de Dia das Crianças, onde também estão hospedados os seis diferentes vídeos do Ticolicos.