Investimento em data e IA vão alimentar os três eixos estratégicos que a companhia definiu na jornada evolutiva

Em processo de transformação para se tornar uma plataforma de tecnologia, deixando para trás o rótulo de empresa de bebidas, a Ambev está investindo em dados e inteligência artificial para desenvolver processos onde a tecnologia é um elemento intrínseco a todos os pontos do negócio.

As iniciativas vão alimentar os três eixos estratégicos que a companhia definiu nesta jornada evolutiva. Primeiro, liderar e crescer a categoria de bebidas; segundo digitalizar e monetizar o ecossistema; e terceiro, otimizar o negócio, o que inclui ações para fomentar o crescimentos de parceiros como pontos de venda.

Com as soluções, busca criar valor para as empresas que compõem o ecossistema da companhia, a partir da compreensão de que o modelo de negócios vai mudar. “Quem vai se sobressair é quem souber trabalhar melhor com data e IA para criar valor para os consumidores, melhorando a experiência, personalizando. A expectativa é de que isso acelere muito”, afirmou David Almeida, CTO da ABInbev, durante o Ambev tech&Cheers, evento realizado pela companhia nesta quarta-feira (03).

Desde 2017, a empresa vem fortalecendo a área de tecnologia. Saiu, por exemplo, de menos de mil profissionais para mais de 5 mil em 2022, número também impulsionado pelo impacto da pandemia.  Além disso, foi neste período que o ecossistema foi ganhando novos corpos. Um exemplo é o Zé Delivery, para o consumidor final, que atualmente realiza uma média de 150 milhões de transações por dia.

No ano passado, veio a Bees, ecommerce para os pontos de venda que hoje recebe 3 milhões de pedidos por mês e registrou um incremento de 980 compradores ao longo de 2022, em relação a semelhante período do ano passado. A plataforma se tornou um marketplace e reúne mais de 2 mil produtos de outras 20 empresas varejistas, como M.Dias Branco, Pão de Açúcar e Pepsico.

A ela, está plugada à Bees Bank, solução de pagamento que contava com 121 mil usuários ativos até junho. Segundo dados da Ambev, 58% dos pontos de venda já utilizaram a extensão de prazo de pagamento. Para Almeida, em um país onde o crédito é escasso e caro, empresas como a Ambev podem ajudar a alavancar os negócios. “Nós como companhia estamos dando acesso ao ponto de venda para que possamos crescer juntos”, explica.