Em um mundo sempre conectado, as estratégias de marketing online se tornaram o coração de qualquer planejamento estratégico. Para que seja bem-sucedido, é preciso conhecer metodologias

Não existe qualquer dúvida quanto à efetividade de uma boa estratégia de marketing, mas alcançar este ponto nem sempre é fácil. As empresas mais bem-sucedidas são aquelas que compreendem onde querem chegar e planejam de acordo com esses objetivos. Nesse sentido, o OKR é o “match” perfeito.

Nesse texto nós vamos explorar a metodologia OKR, explicando o que ela é e então exemplificando o conceito a partir de 4 exemplos práticos. As ideias exploradas aqui são aplicáveis para empresas de todos os portes, guardadas as proporções das estratégias, e auxiliam na melhoria do marketing geral.

Do que se trata a metodologia OKR?
A metodologia OKR é composta por dois pilares, os quais estão representados no termo. “OKR” vem do inglês “Objectives and Key Results” e já deixa claro tais componentes: objetivos e resultados-chave. O primeiro é guiado de acordo com o progresso do segundo, a partir da organização e de estratégias.

Um objetivo é, em suma, o que pretende ser conquistado ao final, enquanto os resultados-chave são maneiras mensuráveis de alcançar esse objetivo. A metodologia recomenda que se tenha entre 3 e 5 resultados-chave para cada objetivo, os quais precisam ser realistas e alcançáveis com bons trabalhos.

Dentre os erros mais comuns na aplicação de exemplo OKR no marketing de uma empresa estão um excesso de objetivos e resultados-chave e esperar resultados rápidos para tarefas que pedem a colocação de atividades em prática. Em todos os casos, o sucesso da metodologia OKR é inegável.

4 situações onde a metodologia OKR melhora o marketing de uma empresa

1 – Presença nos espaços online
Logo no comecinho desse texto nós mencionamos o mundo conectado dos dias atuais, e isso se relaciona com a metodologia OKR no espaço do marketing. Imagine o seguinte objetivo: “se tornar a empresa com mais seguidores nas redes”. A partir daí, conseguimos pensar em resultados-chave.

“Alcançar 100 mil likes no Facebook” ou “ter um post com 1 milhão de interações” são exemplos de resultados-chave de marketing proporcionados pela metodologia OKR. Ambos, inclusive, podem ser cumpridos de acordo com planejamentos, como compra de ads e postagem de conteúdos relevantes.

2 – Diminuição do budget para campanhas
O orçamento de campanhas de marketing é uma preocupação constante para as empresas, considerando que valores investidos precisam trazer resultados. Quando o montante extrapola o que está destinado para a atividade, a organização sai no prejuízo, o que pode levar ao fechamento total.

A metodologia OKR pode ser usada para diminuir o budget de campanhas. Para o objetivo “desenvolver uma campanha com até 5 mil reais”, resultados-chave interessantes incluirão valores alocados para cada uma das etapas, como a divulgação nas redes sociais, redatores, designers etc.

3 – Melhoria dos conteúdos publicados
Cada empresa possui um público-alvo distinto, o qual busca alcançar através de campanhas de marketing dentro e fora da internet. Isso nem sempre é fácil, mas a produção de conteúdos de qualidade é um dos métodos mais certeiros. Pessoas gostam quando encontram aquilo que buscam.

Na metodologia OKR, o objetivo de melhorar a qualidade dos conteúdos pode ser mensurado a partir do número de views e likes em postagens nas redes sociais, tempo de visita em blogs da marca e aumento do alcance de usuários. Tudo isso está diretamente relacionado com estratégias de marketing.

4 – Ter registros de resultados de campanhas
O sucesso de uma campanha de marketing pode ser medido a partir de uma série de indicadores, mas para que isso aconteça é necessário ter esses indicadores em mãos. Infelizmente, não é incomum que dados concretos sejam dispensados ou perdidos, impossibilitando que a empresa reveja estratégias.

Coloque no papel o objetivo “manter registros das campanhas” e inclua resultados-chave como “salvar documentos enviados aos colaboradores” e “verificar o engajamento das postagens após uma semana da publicação”. Aqui os benefícios são duplos, ajudando na organização e em planejamentos futuros.

Lembre-se: o mercado está evoluindo o tempo inteiro, o que pede mudanças e adaptações frequentes. Diante desse cenário, é reconfortante contar cum uma metodologia comprovada e flexível, de acordo com as necessidades da sua empresa. Com organização e trabalho, o sucesso vem.

(Crédito: Canva Studio por Pexels)