Fabiana Figueiredo, VP para a América do Sul, mostra como a montadora quer transformar jornada em uma experiência criativa

A Peugeot acredita que tradição e inovação podem caminhar lado a lado. Em 2025, a marca reafirma sua proposta de se transformar em uma plataforma cultural e criativa, conectando mobilidade a design, arte e lifestyle.

Essa virada estratégica faz parte do ‘Drive to create’, conceito que permeia todas as ações da Peugeot neste novo momento e tem como objetivo transformar a mobilidade em uma plataforma de expressão artística.

“A Peugeot busca reforçar sua identidade como marca de estilo e inovação, alinhando-se a universos culturais que compartilham objetivos como valorização dos detalhes,  emoção e excelência”, explica Fabiana Figueiredo, vice-presidente da marca Peugeot para a América do Sul. “Criamos uma plataforma de ações, a ‘Drive to create’, que  consolida todas as iniciativas de comunicação, marketing e design da Peugeot em um universo que vai desde lifestyle, tech, até o mundo das competições.”

Fabiana Figueiredo, vice-presidente da marca Peugeot para a América do Sul | Imagem: Divulgação

Parte dessa estratégia de aproximação cultural se reflete em colaborações com artistas e designers de diversas áreas. A incursão da Peugeot no mundo da moda, por exemplo, não é um movimento isolado. Trata-se de uma iniciativa para expandir os territórios de marca, posicionando a Peugeot no centro das discussões contemporâneas sobre estética, inovação e sustentabilidade.

Parcerias como a com o estilista Pedro Andrade, que desenhou uniformes para a Design Week de São Paulo e conectou sua marca Piet à Peugeot na SPFW, exemplificam esse novo momento. Assim como a colaboração com a Maison Coperni na Europa, esses projetos buscam reforçar a intenção da marca de dialogar com novos públicos.

Peugeot estreia no universo da moda em parceria com Pedro Andrade, com o objetivo de ampliar o alcance de novos públicos | Imagem: @mjapaa_photo

“A Peugeot acredita que a moda não apenas aproxima o público, mas também tem o  poder de materializar visualmente o DNA e os territórios da marca por meio de peças que geram identificação”, reforça Fabiana.

O objetivo da Peugeot em 2025 é transformar a própria experiência de condução em um ato de criação artística. O exemplo mais recente é a parceria com o artista Marcelo Prates, que transformou o test-drive de um modelo da marca em uma obra de arte.

Leia a matéria na íntegra na edição do propmark de 5 de maio de 2025