Campanha criada pela Mutato apresenta o conceito ‘Washfulness’ e reforça a conexão entre bem-estar e praticidade no dia a dia
A Samsung lançou uma campanha para reforçar sua presença no segmento de linha branca. Desenvolvida pela agência Mutato, com execução de mídia digital pela Essence e offline pela Cheil, a comunicação apresenta o conceito ‘Washfulness’, um neologismo que une tecnologia e bem-estar, e posiciona as lavadoras da marca como soluções que simplificam o dia a dia de diferentes consumidores.
No filme principal, o conceito é explorado com uma linguagem leve e bem-humorada, em uma espécie de aula de meditação.
A campanha também inclui peças específicas para redes sociais, com pílulas de conteúdo que destacam funcionalidades dos produtos, como a função 3 em 1, a tecnologia exclusiva EcoBubble e a conectividade com o sistema SmartThings.
Em entrevista ao propmark, Thamirys Zeviani, gerente sênior de marketing da divisão de consumer electronics da Samsung Brasil, conta detalhes sobre o conceito criativo, a segmentação da campanha e como a marca quer usar a tecnologia para tornar a rotina mais fluida.
Confira a entrevista completa:
Como surgiu o conceito 'Washfulness' e o que ele representa dentro da estratégia de posicionamento da Samsung no segmento?
A Samsung acredita que a tecnologia é democrática e deve ser um meio para facilitar o dia a dia das pessoas. É isso que nos norteia a cada lançamento e desenvolvimento de produto. O conceito ‘Washfulness’ foi uma forma divertida que encontramos de traduzir essa preocupação. Lavar roupas pode ser uma tarefa desgastante, principalmente quando se têm rotinas tão corridas e cheias de atividades. Mas é justamente aí que a tecnologia dos produtos de lavanderia da marca entra: para levar praticidade e ajudar as pessoas a terem uma rotina mais confortável e fluida. Portanto, a novidade, que foi desenhada pensando especificamente no portfólio de lavanderia, está superalinhada com o posicionamento da marca e da companhia – oferecer inovação para simplificar a vida por meio da tecnologia.
Como foi pensada a segmentação criativa e estratégica para refletir essa diversidade?
Um dos principais pontos que buscamos destacar com a nova campanha da linha de lavanderia da Samsung é o fato de oferecermos um amplo portfólio. Isso significa que, seja pela variedade de funcionalidades, seja pelo modelo ou pela capacidade, temos a opção ideal para todos os perfis de consumo. A linha de lavadoras Samsung é realmente muito completa. Esse é um ponto que destacamos em todas as nossas comunicações porque entendemos que é fundamental para o consumidor encontrar um produto que faça sentido na sua rotina. E buscamos traduzir isso na campanha, sem deixar de lado a abordagem leve e divertida, em linha com a ideia de que a tecnologia vem, exatamente, para tornar o dia a dia mais harmônico.

Além do filme principal, vocês criaram pílulas específicas para destacar funcionalidades dos produtos. Como essas peças complementam a narrativa geral da campanha?
Recentemente, conduzimos uma pesquisa com a Ipsos que mostrou quais os benefícios prioritários para os consumidores da linha de lavanderia. Com base nesses resultados, formatamos conteúdos que destacassem esses atributos. As pílulas são um formato muito importante, dentro do plano de mídia, para jogarmos luz ao que o consumidor valoriza. Essa é nossa preocupação sempre.
Qual foi a agência responsável pela criação da campanha? E como foi o processo criativo colaborativo com a equipe de marketing da Samsung?
A Mutato é a agência responsável pela criação e execução da campanha 'Washfulness'. A Essence e a Cheil são as responsáveis pela mídia digital e offline, respectivamente. A parceria sólida entre anunciante e agência é a base para um processo eficiente. Essa troca é indispensável e não abrimos mão dela.
Quais são as expectativas de impacto em termos de marca e vendas?
Por questões estratégicas, não abrimos dados de vendas. Mas posso afirmar que a linha de eletrodomésticos da Samsung se destaca no mercado pelos seus diferenciais tanto em tecnologia, como em diversidade de modelos e capacidades. Além de que essa sazão de inverno é bastante relevante para o nosso portfólio de lava e seca. O segundo semestre tem datas muito importantes para o segmento de linha branca, como o Dia dos Pais, a Black Friday e o Natal, portanto nossas expectativas são as melhores para a repercussão da campanha.
Essa abordagem pode ser estendida para outros eletrodomésticos da Samsung? Existe um plano de continuidade para a linguagem ou para o conceito 'Washfulness'?
O conceito 'Washfulness' foi pensado especificamente para o segmento de lavanderia. Gostaríamos de retratar essa sensação de paz e fluidez na rotina que você pode obter com o suporte da tecnologia dos produtos Samsung. Portanto, essa visão de tecnologia aplicada a uma rotina mais fluida dentro de casa perpassa todo o nosso portfólio. Aqui estamos falando, sem dúvida, da linha de eletrodomésticos, mas também de TVs, monitores e soundbars, entre outros produtos da Samsung.