Encontro promovido pelo Yahoo mostrou as principais tendências que impulsionam a migração da era da experiência para a da interatividade
O Yahoo reuniu profissionais do mercado no Connect Creative Commerce 2022, realizado nesta terça-feira (12) para fazer um overview sobre as tendências do varejo em alta nos principais eventos globais, como SXSW, World Retail Congress e o Festival de Criatividade Cannes Lions.
Com curadoria da GoAdMedia, mostrou a migração da era da experiência para a da interatividade, onde os consumidores que fazem parte dos processos e desfrutar de novas possibilidades a partir de ações personalizadas.
Apesar de a LGPD e o mundo sem cookies representarem, inicialmente, uma barreira, José Saad, Head of Insights da GoAd Media, apresentou exemplos de como marcas têm encontrado caminhos legais e 'fofos' para desenvolver alguns costumizadas, como a ação "dogvertsing", criada pela Pedigree, que detectava, a partir de painéis de OOH, os animais e entregava as mensagens ao tutor de acordo com o perfil.
Uma aposta para as entregas personalizadas está no shoppable content, que deve ganhar tração à medida que TVs conectadas expandam a presença nas casas dos consumidores. Dados da Retail Trends revelaram que 3 em cada 4 usuários de smartTVs usam o mobile para buscar informações relacionadas ao conteúdo exibido. Atualmente, no Brasil, o número de usuários de smartTVs, 49,5 milhões, representa cerca de 25% dos 198 milhões de todo o universo de TVs.
Até por isso, o Yahoo quer fortalecer os seus atributos nesta conversa com as marcas. "Queremos criar conexões e marcar presença em toda a jornada dos usuários", afirmou Alyne Bacelar, Global Strategy Solutions Manager do Yahoo Brasil, ao mostrar iniciativa, incluindo experiências imersivas com Realidade Aumentada, a partir do uso de QR codes, que a plataforma tem feito.
Outra estratégia levantada entre as tendências é o pagamento sem contato, potencializado pelas restrições sanitárias geradas pela Covid-19. Hoje, por exemplo, já existem mais de 2,3 bilhões de carteiras digitais no mundo. Uma transformação que tem feito muitos varejistas incubarem startups pensando no desenvolvimento interno de soluções e experiência.
Além disso, cresce o movimento D2C Commerce, com as marcas fazendo vendas diretas aos consumidores; a economia circular, como respostas tanto a demandas corporativas quanto sociais; e 'Creator Commerce', que impulsiona estratégias social shopping e o live streaming shopping, a partir dos conceitos cultura digital e de comunidades.
Todas essas mudanças devem se conectar com outras tendências mais abrangentes em termos de mercados, como o metaverso e a web3. "Vai demandar uma mudança de chave cultural para o varejo", afirmou Saad. Inclui, por exemplo, pensar em criar e entregas produtos digitais, modelos de marketplace e entender as melhores estratégias para interagir em ambos os ecossistemas, o físico e o virtual.