O mercado está em constante evolução, levando as empresas à necessidade de inovar, mudar e se adaptar a todo momento. Com o avanço da tecnologia, o conceito de comunicação integrada é a grande tendência a ser consolidada pelas organizações que desejam se destacar e garantir o sucesso no negócio. As agências de marketing e comunicação integrada enfrentam o desafio de transformar esta ação em realidade e conquistar cada vez mais espaço no mercado para seus clientes.

Uma boa comunicação, interna e externa, de uma organização é essencial para alcançar o sucesso, prestígio e pertencimento na sociedade, independente do porte da empresa. Uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, intitulada Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno), mostra que  falhas de comunicação causam problemas para a produtividade e a saúde dos colaboradores. O levantamento foi realizado com 403 executivos dos Estados Unidos,  os resultados revelam que 44% dos entrevistados relatam que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos, 18% afirmam que as falhas levaram à redução das vendas. E esses problemas também contribuíram para estresse (52%) e desânimo (31%).

Portanto,manter um bom diálogo interno, usar a multicanalidade e estreitar a relação com os clientes online e offline são essenciais para os dias atuais. As marcas precisam falar com o seu  público-alvo, se comunicarem cada vez melhor para gerar conexão com as pessoas. A humanização das empresas é fundamental para manter o contato com os clientes.

A Associação Americana de Marketing define o conceito de Comunicação Integrada como um processo estratégico para garantir que todas as formas de contato da organização com o cliente para divulgar produtos, serviços ou a empresa, sejam relevantes para o receptor.   

Diante do desafio da disputa de atenção, quais são as vantagens da Comunicação Integrada? São diversos os benefícios para a organização, alguns pontos que se destacam são: o fortalecimento do posicionamento no mercado, reforçando a imagem que é transmitida ao público; o aumento das ações de marketing, promovendo uma melhor fixação da marca na mente das pessoas; a multicanalidade, quanto mais canais, maior abrangência e atuação em seu  ecossistema; aumento da receita, mais pessoas recomendando  o produto e oportunidades de negócios e a integração de equipes, o trabalho flui com mais agilidade e assertividade.

O processo inicial para o desenvolvimento da marca é analisar o atual posicionamento da empresa, realizando um diagnóstico da situação presente para projetar como gostaria de estar no futuro. A transição para a comunicação integrada é a visão estratégica dos executivos para o caminho a ser seguido em cumprimento aos objetivos da organização.

Desenvolver valores de sustentabilidade, diversidade e inclusão também são fatores que a audiência leva em consideração no momento de simpatizar com a marca. Um dos pilares da agência é promover estes princípios para as companhias de forma prática, com as produções de suas campanhas. 

Renata Ankowski é COO da MCM Brand Experience