Organização sem fins lucrativos abre chamamento de agências de publicidade para lançamento de marca no Brasil
O Instituto Ronald McDonald iniciou o chamamento para a contratação de uma agência de comunicação e publicidade que será responsável pelo lançamento da nova marca da organização no Brasil. A instituição, sem fins lucrativos, é vinculada à Ronald McDonald House Charities (RMHC), responsável pelas ações sociais globais da McDonald’s Corporation.
Segundo Rodrigo Bertolucci, gestor de comunicação e marketing do Instituto Ronald McDonald, o processo segue um cronograma estruturado e alinhado ao calendário do lançamento. “As etapas são sequenciais e têm prazos definidos internamente. As datas detalhadas são compartilhadas diretamente com as agências participantes em cada fase”, afirma.
O Instituto já recebeu manifestações de interesse de diferentes agências. De acordo com Bertolucci, a seleção seguirá critérios técnicos e iguais para todas as participantes, com avaliação baseada em experiência, capacidade estratégica e aderência ao desafio proposto. “Trata-se de um processo estruturado, transparente e competitivo, voltado à escolha do parceiro mais adequado para este projeto específico”, diz.
Para Bertolucci, o processo também reforça a importância da comunicação no terceiro setor. “Entendemos a publicidade como uma ferramenta estratégica de transformação social, que vai muito além da visibilidade. Uma comunicação bem construída amplia a consciência da sociedade sobre causas urgentes, fortalece a confiança nas organizações, mobiliza pessoas e parceiros e contribui para a cultura de doação no país. No terceiro setor, a publicidade não é um fim em si mesma, mas um meio para viabilizar a missão, sustentar impacto de longo prazo e garantir que mais famílias tenham acesso ao cuidado e ao acolhimento de que precisam”, analisa.

A agência selecionada deverá atuar de forma integrada em estratégia de marca e comunicação, conceito criativo, campanha de lançamento, conteúdo, storytelling e planejamento de mídia, quando aplicável. O escopo também prevê desdobramentos digitais e offline, além de apoio à implementação da marca em diferentes pontos de contato. Neste momento, o foco está no lançamento de marca, mas o Instituto não descarta uma relação de médio e longo prazo, caso haja alinhamento estratégico e de resultados.
O rebranding no Brasil acompanha um movimento global liderado pela equipe da Ronald McDonald House Global, em Chicago. Pesquisas realizadas internacionalmente indicaram desafios de clareza, reconhecimento e compreensão da marca. O reposicionamento busca tornar a missão mais clara, fortalecer a identidade global, ampliar a capacidade de captação e preparar a organização para um ciclo de crescimento e impacto até 2030.
Presente em mais de 64 países, a rede conta, no Brasil, com 367 casas que oferecem gratuitamente acomodação, alimentação, apoio psicossocial e transporte a crianças, adolescentes e suas famílias em tratamento contra o câncer.
Imagem do topo: Divulgação