Na última década, o YouTube evoluiu de uma plataforma de compartilhamento de vídeos para um destino onde os espectadores se divertem, aprendem coisas novas e se conectam com seus criadores favoritos. Essa conexão, aliás, tem se mostrado poderosa também quando o assunto é comprar. 

Um estudo recente realizado pelo YouTube, em parceria com a Publicis e a TalkShoppe, mostrou que 89% dos espectadores concordam que os criadores do YouTube dão recomendações em que podem confiar. Já uma pesquisa específica com consumidores do Brasil mostrou que 76% dos usuários da plataforma no País acreditam que o YouTube os ajuda a decidir o que comprar. 

“A linha entre o comércio dentro da loja e o digital foi borrada, e os compradores estão em busca de inspiração e conselhos em novos lugares. Os criadores do YouTube estão na vanguarda dessa mudança, compartilhando conteúdo sobre produtos de forma útil, honesta e divertida”, afirma Flavia Verginelli, diretora-geral de produtos e inovação do Google Brasil.

É diante desse cenário que o YouTube tem investido para se tornar uma plataforma de compras, facilitando a conexão entre usuários e marcas – e o melhor: por meio do canal de criadores de conteúdo. A plataforma vem desenvolvendo maneiras de integrar a experiência de shopping no YouTube e, desde o início do ano, está testando um novo recurso com criadores e marcas para ajudar as pessoas a descobrir e comprar os produtos que elas veem nos vídeos. 

Objetivo do YouTube é facilitar a conexão entre usuários e marcas (CardMapr/ Unsplash)

Como parte da experiência, os criadores e varejistas ou marcas podem selecionar produtos para aparecer em uma sobreposição que aparece na tela, permitindo que os espectadores, quando clicam nela, vejam os produtos e sejam direcionados para comprar, sem interromper a experiência de visualização. Os testes iniciaram com vídeos e agora estão sendo feitos em transmissões ao vivo – as famosas lives. Para se ter uma ideia do tamanho do fenômeno, mais de meio milhão de canais do YouTube fizeram sua primeira transmissão ao vivo em 2020.

No Brasil, a Americanas, parceira do YouTube em diversos projetos comerciais com criadores, foi a primeira marca a experimentar o recurso. O teste aconteceu em uma super iniciativa de live commerce de esquenta da Black Friday, no último dia 11, no canal da marca.

Na semana passada, um novo teste da marca foi realizado durante o Show da Black Friday, dessa vez no canal do youtuber Felipe Neto e no canal da Americanas, na virada de quinta-feira (25) para sexta (26), a partir das 21h. Com quatro horas de duração, o show trouxe um grupo de creators que enriqueceram a live com olhares de diferentes plataformas de criação de conteúdo. Esta é a terceira vez que a Americanas patrocina o projeto.

“A Americanas sempre foi pioneira naquilo que há de mais inovador no mercado. Desde 2019, com o Show da Black Friday, investimos e apostamos no modelo de live commerce, que mistura a venda com o entretenimento, que hoje se mostra uma grande tendência no mercado. No esquenta para a Black Friday, no último dia 11, por exemplo, a marca realizou a super live 11 do 11 com vários influenciadores e os resultados fizeram a diferença. A Americanas registrou um aumento de 140% na quantidade de itens vendidos, em comparação com o mesmo horário do ano passado”, afirma Vitor Monte, head de marketing da Americanas. “E com muitas ofertas exclusivas, promoções e muito entretenimento, com o Show da Black Friday Americanas, vamos fazer a maior Black Friday da história da Americanas”, complementa.