Recentemente, Whindersson Nunes retornou de uma pausa na carreira feita para o maior youtuber do Brasil tratar sua depressão. O caso é emblemático quando se trata da saúde mental dos criadores de conteúdo digital. A youtuber Gabi Oliveira palestrou sobre o tema durante o Social Media Week 2019.
Segundo Gabi, o fato de as redes sociais trabalharem em cima do medo dos criadores é um fator intrigante. “Medo de postar poucas vezes, medo da mudança do algoritmo, medo do flop”, explica. Por isso, ela defende que o youtuber tome alguns cuidados para não quebrar.
Gabi diz que, em dado momento, se questionou sobre seu propósito criando vídeos e acabou encontrando paz na resposta. “Se você está fazendo o que se propôs a fazer, já está ok”, conta. “Tem gente que tem muito sucesso criando para mil pessoas. Não só de realização, mas conseguem viver daquilo. Perceber qual é o seu propósito vai te ajudar muito nessa caminhada e te ajudar a não se perder”, reflete.
A youtuber afirma que para o criador de conteúdo hoje é mais do que necessário se desconectar. Aqueles que se afastam, explica, voltam com conteúdos muito melhores. “Primeiro porque têm tempo para reflexão, segundo porque perderam o medo de se afastar”, explica.
Nas redes sociais atuais, com tudo frenético e para ontem, “não existe espaço para a criatividade, novas ideias”. Gabi defende a necessidade do silêncio. “Se você é um criador de conteúdo e entende que quer fazer aquilo por anos, vai ter que estabelecer uma rotina onde em algum momento você vai deixar o celular de lado”, ensina.
Outra dica da youtuber é deixar o ambiente que envolve o trabalho. Como a maioria filma na própria casa, é preciso sair e encontrar pessoas. “Interações são importantes para ampliar a nossa visão de mundo, nossos objetivos. Estava conversando com um amigo e percebi que estava há quatro dias sem sair de casa”, revela.
Quando o assunto são as parcerias com marcas, é preciso pensar em administrar o dinheiro. Às vezes, o contrato será de seis meses e o criador irá receber tudo de uma vez. Daí, todo cuidado é necessário. “A empresa te pagou no segundo mês, você vai ter que dividir pelos outros”, diz Gabi.
Outro ponto crucial na saúde mental dos creators é lidar com comentários ofensivos. “Quando fiz o vídeo sobre Cocielo, em todas as minhas redes sociais tinham comentários me xingando”, confessa. Por isso, é preciso fazer terapia, algo essencial para seguir são no ambiente digital.