Você já deve ter visto alguma campanha publicitária que conta histórias bonitas e inspiradoras, não é mesmo? Possivelmente, alguma dessas propagandas se apropriou de um recurso muito inteligente. Esse recurso consiste em engajar com o público e gerar reconhecimento com a marca sem colocá-la como foco da peça publicitária. Ou seja, a empresa vende seu produto e fideliza o público com sua marca, mas sem fazer isso de maneira direta.

Por que isso é importante? Porque além de ser uma maneira sutil e inteligente de manter o cliente interessado, é uma forma de oferecer algo em troca para o público. Existe uma métrica muito conhecida dentro da publicidade que fala sobre colocar 80% dos esforços em conteúdo e apenas 20% em vendas. Uma forma de unir esses dois pontos é por meio de campanhas de storytelling.

Quando a empresa conta uma linda história de Natal ou quando narra uma história de superação, a marca oferece uma opção de entretenimento para o público. Além disso, a storytelling pode atingir direto os sentimentos do espectador. O legal de lidar com as emoções de alguma pessoa é que essas emoções são imprevisíveis e, por mais variáveis que sejam, fazem com que o cliente atingido lembre-se de você e da sua marca.

Ao mesmo tempo em que é importante distrair o espectador com algum conteúdo interessante e enriquecedor – seja ele um vídeo, um e-book ou qualquer outro formato -, você pode acionar sua marca nessas campanhas em momentos estratégicos. Mas, lembre-se, a marca deve estar presente de maneira discreta, afinal, o foco nesse tipo de propaganda é o entretenimento.

Fazendo isso, quando sua empresa for de fato divulgar algum produto com foco em conversão de venda, os clientes que consumiram seus conteúdos dinâmicos lembrarão da sua marca. Assim, as chances das vendas darem certo são ainda maiores. Por isso, invista em conteúdos que engajem com seu público. Aproveite o período de fim de ano para testar novos formatos e dar início a uma nova maneira de estar presente no imaginário do público.

Quer um exemplo? Veja esse vídeo de Natal do grupo Zaffari:

Marcus Ross é CEO da Summit Hub e fundador da Gramado Summit