A maioria das companhias (55%) pretende implementar uma estratégia omnichannel. O dado vem de uma pesquisa realizada pela Rakuten Marketing, em parceria com o The CMO Club (grupo de executivos de marketing fundado em 2007 e que, atualmente, reúne mais de 850 líderes de todo o mundo), que fala sobre as tendências para o investimento em marketing cross-channel nos próximos meses.
O relatório foi intitulado “Desmitificando o marketing omnichannel para criar uma estratégia vencedora a CMOs” e traz entrevistas com clientes da Rakuten nos Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Canadá, Austrália e Brasil. Dentre elas, 29% planeja fazê-lo nos próximos seis a 12 meses.
Por outro lado, um quarto do total dos entrevistados (26%) afirma não ter planos de introduzir estratégias omnichannel.Outros desafios incluem a insuficiência técnica para integração de dados (52%) e analítica para sua interpretação (61%). “Fica claro em nosso estudo, que as estratégias omnichannel são prioritárias na maioria das companhias, porém, ao mesmo tempo, é controversa a falta de recursos, integração e ferramentas de análise. Acredito que esses entraves estão diretamente relacionados à dificuldade de medir resultados”, destaca Alessandro Gil, Country Head da Rakuten Marketing.
O crescimento no investimento em marketing de display também aparece como uma tendência global, com destaque para o Brasil, que refletiu um aumento de 58% no último ano, seguido do Japão (20%), Estados Unidos (18%) e Austrália (15%). Isso demonstra que, cada vez mais, as empresas percebem a importância da estratégia omnichannel para ganhar vantagem competitiva, com resultados mensuráveis.
Sobre a estrutura de verbas de marketing, 30% dos CMOs afirmam separar recursos para investimento em branding e marketing direto. Outros 30% distribuem por unidade de negócios, enquanto 20% alocam a verba por canal e 19% deles separam a verba de marketing online do offline. Com relação à mensuração de resultados, 35% responderam que “atualmente não utilizam nenhum meio robusto para mensurar as técnicas” e avaliar os resultados dos esforços de marketing cross-channel. “Por perceber essa necessidade, a Rakuten Marketing tem focado seus esforços na análise e otimização da mensuração, por meio das inovações tecnológicas em suas plataformas e serviços”, completa Gil.