A Competence é a Agência do Ano do 23º Prêmio Colunistas no Rio Grande do Sul. Alexandre Assumpção, da E-21, foi eleito o Publicitário do Ano e Zeca Honorato, da Competence, é o Profissional de Propaganda do Ano. A Fiat Regional Porto Alegre foi escolhida como Anunciante de 2005 e o jornal Diário Gaúcho o Veículo do Ano.
O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (12), na sede da ESPM, em Porto Alegre. Foram analisadas 332 peças inscritas no concurso. Além dos Grandes Prêmios também foram divulgados os vencedores do Voto Popular, que ocorreu no início do mês de maio, no Shopping Total. Venceram na categoria mídia impressa, com ouro, a agência Dez com a série Bombas para Fiat, com prata, a agência Competence com as séries Se isso não curar tudo para Panvel e com bronze “Crianças” da Competence para Pão dos Pobres.
No Prêmio Nova Geração que o objetivo de revelar novos talentos ao mercado publicitário através da criação de campanhas de temática comunitária foram vencedores as duplas Cristiano Schmitz e Leonardo Antunes da Silva (medalha de ouro) e Eduardo de Lima e Silva e Sandro Selau (medalha de prata). Nesta edição o tema em discussão abordou conceitos e juízos de valor a partir da forma como as pessoas se vestem, num país com tantas singularidades culturais e climáticas como o Brasil.
Os Grandes Prêmios de Comercial, Fonograma , Mídia Impressa, Mídia Exterior, Mídia Digital, Campanha e Melhor Desempenho Criativo serão divulgados somente no dia da festa de entrega dos prêmios, no dia 23 de maio, na Associação Leopoldina Juvenil.
A Comissão Julgadora desta edição foi composta por Adonis Alonso (colunista do jornal Propaganda e Marketing/SP), Dorinho Bastos (Propaganda & Marketing/SP) Márcio Ehrlich (Janela Publicitária/RJ), Ana Paula Jung (Propaganda & Marketing/RS) e Fernanda Zaffari (Zero Hora). O júri foi presidido por Ana Paula Jung.