O tempo voa. A GloboNews, da Rede Globo, canal de hard news por assinatura 24 horas, chega aos 15 anos procurando manter seu foco na notícia ao vivo e alinhado com as novas possibilidades de mídia, às quais o telespectador tem acesso e com as quais se relaciona. Não é tarefa fácil. Segundo Eugênia Moreyra, diretora do canal, há um ano teve início o processo de reposicionamento da marca para ampliar o foco na notícia viva e torná-lo mais dinâmico.

O “on air look” foi renovado e ganhou, inclusive, o Prêmio Idea, o International Design Excellence Awards 2011. O site do GloboNews também foi reformulado em outubro do ano passado. A nova homepage passou a ter mais vídeos e ampliou a interatividade, com layout mais leve e a possibilidade de participar em debates, enviando perguntas para os comentaristas e entrevistados do canal ou até mesmo colaborando através de vídeos na seção “Você na GloboNews”. De acordo com Eugênia, a busca é exercer diariamente um jornalismo responsável e maduro. A GloboNews foi o primeiro canal exclusivamente de notícias da televisão brasileira.

De novo nesta virada para os 15 – completados no último dia 15 –, há a chegada da jornalista Mariana Godoy como apresentadora do “Jornal das Dez” em São Paulo, com o objetivo de dar um olhar mais paulistano para o noticiário. Ao mesmo tempo, em Brasília entra João Borges. “O canal continua reforçando a notícia ao vivo, que é a base do seu posicionamento, ampliando cada vez mais seu espaço na grade. Realizamos um programa especial com a Miriam Leitão e convidados, com participação de plateia executiva e universitária, ampliando o conceito de interatividade e participação no canal. Ela discutiu os 15 anos que passaram olhando para os 15 próximos”, contou Eugenia.

A diretora acredita que todas as plataformas devem andar juntas, sendo que as digitais ampliam o relacionamento com o público. “O compromisso é um só: entregar o melhor jornalismo da maneira que o consumidor quiser, onde ele estiver”, disse.

Aplicativos

Em julho do ano passado, foram lançados aplicativos para iPhone e iPod Touch. Em algumas grandes coberturas, como as eleições presidenciais em 2010, a posse da presidente Dilma Roussef e a invasão no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, a programação ao vivo da GloboNews aberta gratuitamente, tanto no site do canal como no aplicativo para iPhone. Este mês, será lançado o aplicativo da GloboNews para celulares com plataforma Android.

Ainda este mês estreia a campanha publicitária que comemora os 15 anos. A criação é da CGCOM (Central Globo de Comunicação), e Eugênia adiantou que terá diversas chamadas com depoimentos de personalidades e outras mais conceituais, que concentra o “olhar para frente, para os próximos 15 anos”. Segundo a diretora, como o canal é vivo e dinâmico, há muitos estudos de ajustes na grade e lançamentos que em breve serão comunicados.

Este mês vem sendo exibida uma programação especial, como a série “O Futuro do mundo”, apresentada por Pedro Bial em quatro episódios. Aborda as perspectivas do planeta para este e os próximos séculos em vários aspectos – como política, economia, meio ambiente, comportamento, ciência e tecnologia. O programa “Mundo S/A” passou a exibir, a partir do último dia 10, uma série de quatro episódios, sendo os dois primeiros sobre gestão e liderança e os dois seguintes sobre a excelência de ensino das universidades de Oxford e Cambridge.

Na semana passada, o “Jornal das Dez” reapresentou uma série de reportagens especiais sobre temas que marcaram a história da cobertura jornalística do canal, escolhidos pelos próprios telespectadores. Os temas mais votados pelos internautas foram: a crise do mensalão; as tragédias causadas pelas fortes chuvas no Rio de Janeiro em 2010 e 2011; a crise financeira mundial de 2008; as eleições presidenciais brasileiras de 1998, 2002 e 2006; e os acidentes aéreos no Brasil do Fokker 100 da TAM, do Boeing da Gol e do Airbus da TAM. Todos foram abordados com dados atualizados.

por Claudia Penteado