O mercado de eSports está em crescimento no Brasil. O ano de 2019 teve uma série de novidades e indícios reforçando que esse segmento tem muito potencial no país.

marcas, agências e veículos evoluindo com protagonismo da cultura gamer, desenvolvedoras e publicadoras de jogos assumindo caráter de mídia, marcas não endêmicas buscando autenticidade e campeonatos fortalecendo a comunidade e mercado mundial.

Toda essa força ganha novos contornos a partir dessa quarta-feira (28). A On e-Stadium, complexo de games e eSports em São Paulo, inicia hoje seu evento de inauguração, que segue até domingo (1º). Voltada para gamers e geeks, a programação terá palestras, showmatches, concursos de cosplay e bate-papos.

O cartão de crédito digio, patrocinador da arena, apoiado pela Visa, ocupa o estande Game Experience no primeiro andar. O investimento é o primeiro do cartão nesse mercado. A plataforma digital vê nos games um nicho para ampliar seus negócios e parcerias.

Ana Paula Bellino, head Produtos do digio, reforça a estratégia de construção de marca. “Queremos estar perto dos jovens que estão iniciando sua vida financeira e, no Brasil, boa parte deles joga em algum tipo de plataforma”, explica.

São mais de 3.000 m² e formato 360º. O espaço tem arena, escola, centro de treinamento, estúdios para criação de conteúdo, área dedicada de gaming experience, espaço para eventos, lanchonete temática e loja especializada.

O objetivo é promover o entretenimento digital, experiências, aprendizado e geração de negócios, engajando pessoas e marcas ao universo gamer e atendendo as demandas dos consumidores desse setor.

Uma das principais marcas no universo gamer, a HyperX também patrocina o espaço. As máquinas de todos os ambientes têm headsets, mouses, teclados, mousepads, módulos de memória e SSDs da marca.

Mercado de eSports ganha cada vez mais força no Brasil (Créditos: Florian Olivo / Unsplash)

Fabio Bottallo, gerente sênior de marketing da HyperX na América Latina, comenta que a marca investe nos eSports desde 2002 e está sempre atenta para identificar iniciativas que fomentem a popularização do segmento. “Quando conhecemos o projeto da On e-Stadium não pensamos duas vezes, já que há total sinergia com nossos produtos e forma de atuação e estamos animados em fazer parte deste projeto que tem tudo para ser um sucesso”, disse.

Marcela Pinori, diretora de desenvolvimento de negócios da Visa do Brasil, afirma que para a marca, eventos como esses são importantes para se aproximar ainda mais de um público tão estratégico. “Segundo levantamento realizado pela Visa Consulting & Analytics, os gamers têm movimentado 60% a mais do que a média dos consumidores brasileiros portadores de cartão Visa. Só em compras online, eles gastam 20% a mais do que a média dos demais portadores de cartões Visa”, conta.

Ainda de acordo com o estudo, esse público faz quase 1.6 transações em produtos relacionados a games por mês, o que representa 20% do total de suas compras online. O ticket médio é de R$ 53 e 25% destes clientes têm cartões como o Visa Platinum e Infinite.