O índice de consumidores que pretendem efetuar compras de bens duráveis no último trimestre deste ano deve cair 6,4 pontos percentuais, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com pesquisa realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados, cerca de 40% dos entrevistados planejam fazer alguma aquisição de outubro a dezembro de 2014.
O resultado é o menor dos últimos oito anos, comparando com os mesmos períodos. Já se comparar com o terceiro trimestre deste ano, a diminuição foi de 6.2 p.p. A intenção de uso de crediário para efetuar as compras também registrou uma queda. Para este último trimestre, 63,4% pretende pagar desta forma, o que significa 4.9 p.p. a menos.
O estudo ouviu 500 consumidores da cidade de São Paulo e analisou a intenção de compra e de gasto em relação a diversas categorias de produtos. Entre elas, “Eletroeletrônicos”, “Informática”, “Cama, mesa e banho”, “Cine e Foto, Móveis”, “Telefonia e Celulares”, “Material de Construção”, “Linha branca”, “Vestuário e Calçados”, “Automóveis e Motos”, “Imóveis”, “Eletroportáteis” e “Viagens e Turismo”. A pesquisa também avaliou a utilização de crédito nas compras de bens duráveis.
Entre os itens que serão mais adquiridos pelos paulistanos neste período estão: “Vestuário”, com 20,8%, “Viagens e Turismo”, com 12,8%, “Eletroeletrônicos” com 9%, e “Material de Construção”, com 7,8%. As maiores variações negativas ficaram por conta de: “Eletroportáteis” (-53,2%), “Cama, Mesa e Banho” (-47,6%) e “Linha Branca” (-31,8%)
Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar/FIA, os resultados do levantamento reforçam a ideia da forte desaceleração do consumo em 2014. “Este cenário se apresenta desta forma devido a uma série de conjuntos: maior preocupação das famílias com a inadimplência, juros altos e inflação, mesmo com o recebimento do 13º salário”, afirmou.
Por outro lado, a pesquisa apontou que as intenções de compra na internet apresentam um pequeno avanço, com aumento de 0.8 p.p., em comparação com o trimestre anterior. O indicador nestes últimos meses do ano é de 85,5%. Entre os itens com maior intenção de compras no e-commerce estão: “Telefonia e celulares” (28,6%), “Informática” (26,6%) e, “Eletroeletrônicos” (25,3%).