Segundo a Abecs, 36% da população tem a intenção de gastar mais neste ano em comparação com 2022
O Natal de 2023 promete movimentar o comércio do país. Segundo uma pesquisa realizada pela Abecs — associação que representa o setor dos meios eletrônicos de pagamento — apontou que a data deve gerar R$ 43 bilhões em compras de presentes.
De acordo com a análise, feita em parceria com o Instituto Datafolha, 3, 36% da população tem a intenção de gastar mais neste ano em comparação com 2022, o que fará que o valor médio que o brasileiro deve desembolsar chegue a R$ 418.
"O levantamento da Abecs mostra que 63% da população têm intenção de comprar presente no Natal, que é, sem dúvida, uma das datas mais importantes para o comércio", afirmou Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.
Ainda sobre intenções de compra, 27% das pessoas apontaram que planejam gastar a mesma quantia e 32% desejam gastar menos.
Segundo a análise, o cartão de crédito será o meio de pagamento preferido entre os consumidores, com 38% da intenção de uso. O dinheiro em espécie aparece em seguida, com 35%. A lista é completada pelo Pix (29%), cartão de débito (23%), boleto bancário (2%) e cartão de loja (1%).
Entre os entrevistados que pretendem utilizar o cartão de crédito, 74% afirmaram ter a intenção de parcelar sua compra.
Dentro do recorte por faixa etária, 78% da população mais jovem (18-24) disseram ter a intenção de comprar presente neste Natal. Em seguida, estão as pessoas com idade entre 25 e 44 anos (72%), entre 35 e 44 anos (64%), entre 45 e 59% anos (60%) e com mais de 60 anos (48%).