Uma das datas mais importantes do varejo brasileiro, o Dia dos Pais deverá aquecer as vendas. Isso porque 32% dos brasileiros afirmaram que pretendem presentear alguém no próximo domingo (8), enquanto 63% devem fazer a compra de forma digital.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Google com 800 entrevistados, essa tendência de comprar mais pela internet reflete na jornada de consumo, tanto que 16% dos entrevistados afirmaram que vão planejar e pesquisar melhor as compras do que em anos anteriores.

Com a antecipação maior na pesquisa e compra por presentes, as buscas por “Dia dos Pais” crescem nas semanas antes da data. Até o dia 23 de julho, as buscas já registravam crescimento de 7% em relação a 2020. Antes do Dia das Mães, por exemplo, o interesse na Busca mais que dobrou dez dias antes da data, acumulando um crescimento de 43% comparado a 2020.

Tendência de comprar mais pela internet reflete na jornada de consumo, segundo Google (Divulgação)

QUAL SERÁ O PRESENTE?
Neste ano, a maioria dos entrevistados (43%) afirma que vai escolher uma roupa ou sapato, 23% deles estão planejando dar um perfume e, para 22%, a escolha será um eletrônico. Segundo a pesquisa, 47% pretendem celebrar a data com um almoço ou jantar em casa e outros 16% devem ir a um restaurante. Além disso, 13% apontaram por uma experiência, como uma viagem ou uma massagem.

Em 2020, as buscas que mais se destacaram para a data incluíram camisetas de times (+80%), barbeadores elétricos (+45%), carteiras (+40%), gravatas (+39%) e chuteiras (+32%).

Para esse ano, presentes de até R$ 200 são os mais procurados por metade dos compradores e os consumidores que já compraram o presente com antecedência gastaram em média mais com o presente do que quem ainda vai comprar.