“Você milionário ou seu dinheiro de volta”: o texto que compõe uma das peças out of home do banco Santander chama a atenção. Porém, para alguns consumidores ele faz uma promessa de ganho insuficientemente explicado. Após denúncias de quatro pessoas, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu o processo 251/19 para julgar a nova campanha da instituição, criada pela Y&R.
Os reclamantes consideraram tanto as peças OOH quanto os filmes de TV problemáticos. Eles questionam a promessa de ganho contida nos dois anúncios. O Conar irá verificar se há fundamento nessa percepção.
Já o processo 252/19 foi motivado por uma denúncia da Caixa Econômica Federal, que citou os dois filmes de televisão. Os advogados da estatal consideram que houve publicidade comparativa irregular e antiética. O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária estimula o uso da propaganda comparativa, contanto que se respeite determinados princípios e limites.
No entendimento da Caixa, há comparação de produtos diferentes (loterias e títulos de capitalização) e, além disso, o uso irregular de marca de terceiros (“loteria”).
A estimativa de julgamento dos processos é entre o final de novembro e começo de dezembro. O relator, entretanto, pode optar por conceder liminar de sustação antes desse prazo.
A reportagem entrou em contato com o Santander, mas ainda não obteve retorno. Y&R não irá se posicionar.