O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) entrou nesta quarta-feira ((24) com uma terceira representação contra a campanha da cerveja Devassa Bem Loura, criada pela Mood e lançamento do Grupo Schincariol. Desta vez, o pedido de abertura de processo foi motivado por um ofício enviado pela Secretaria Especial de Política para as Mulheres, do Governo Federal. No documento, a secretaria pede que o Conselho avalie a apresentação e conteúdo do site da cerveja, por considerar “o conteúdo desrespeitoso à condição feminina e de natureza sexista”.

O julgamento é de responsabilidade do Conselho de Ética, que deve pedir que o site seja alterado, já que há outro processo aberto por iniciativa do próprio Conar contra o site da Devassa. O órgão considera que a ação promocional da cerveja na internet pode incentivar o consumo excessivo da bebida alcoólica. O segundo processo, também aberto esta semana pelo Conar contra a campanha da Devassa, foi motivado a partir de denúncias de consumidores, que questionam “o apelo excessivo à sensualidade”  e a abordagem da campanha realizada pela Mood e que traz Paris Hilton como garota-propaganda. Os consumidores consideraram a ação “desrespeitosa”.

A campanha da Devassa Bem Loura pode sair do ar se o relator designado para julgar os processos do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) contra a campanha pedir liminar. O Código de Ética do Conar condena o apelo erótico em propagandas de bebidas alcoólicas e também o tratamento de modelos como objeto sexual.