O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu pelo arquivamento da representação em relação à irregularidade na campanha da TIM “WhatsApeando sem parar”. A ação estreou no dia 28 de abril já cercada de polêmica.

Criada pela agência R/GA, a campanha promoveu uma parceria que permitiu o uso do aplicativo sem desconto no tráfego de dados na franquia de internet dos clientes da operadora. No entanto, à época, o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça notificou a empresa para prestar esclarecimentos sobre o serviço TIM Whatsapp Ilimitado.

De acordo com o ministério, existiriam divergências em relação à oferta e publicidade do serviço e as condições e limitações contratuais. “É dever do fornecedor informar, esclarecer e orientar o consumidor sobre todas as condições do serviço ofertado. A oferta e a publicidade revelam o padrão ético das empresas. Não podemos admitir que elas se aproveitem da vulnerabilidade dos consumidores, criem falsas expectativas e enganem o consumidor”, afirmou, à época, em nota o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon/MJ, Amaury Oliva.