O Conar (Conselho Nacional de Regulamentação Publicitária) abriu uma investigação para apurar se blogs de moda foram pagos para fazer posts sobre a Sephora antes da abertura da loja de produtos de beleza no Brasil. O órgão irá questionar se elogios e sugestões de produtos veiculados em três blogs eram posts publicitários disfarçados de conteúdo editorial.
De acordo com o conselho, consumidores fizeram denúncias de que sugestões de compras das blogueiras Lala Rudge, Mariah Fernandes e Thássia Neves eram, na verdade, publicidade paga. A Sephora faz parte do grupo de luxo LVMH, o mesmo que controla Louis Vitton e Moët & Chandon, e abriu sua primeira unidade no Brasil em julho, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. As duas partes constam no processo de apuração e já foram acionadas pelo órgão.
Todo o material postado sobre a Sephora e as marcas que ela comercializa está sendo examinado pelo Conar. Em uma das postagens, do dia 20 de junho, Lala Rudge aponta as tendências de inverno para maquiagem e apresenta lançamentos da YSL, comercializada pela loja de cosméticos, como o batom Rouge Pur Couture Verniz à Lèvres e a caneta iluminadora Touche Éclat de Yves Saint Laurent. Já Mariah Fernandes, em sua página Blog da Mariah, faz uma lista de 25 produtos indicados por ela.
Segundo o órgão, a rede, as blogueiras e o anunciante foram questionados para oferecer explicações e têm aproximadamente 15 dias para apresentar a defesa. A ação está sendo movida porque os posts podem infringir o código do conselho que determina que todo anúncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculação.
A estimativa é que o processo seja finalizado entre 30 e 40 dias. Se provado que o conteúdo era publicidade não sinalizada, o Conar pode recomendar a sustação da peça publicitária ou a modificação do anúncio.