Como parte das celebrações pelos 30 anos de atividades do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), a entidade vai organizar entre os dias 6, 7 e 8 de outubro, no Copacabana Palace, a quarta edição da Conared (reunião dos Organismos de Autorregulação Publicitária da América Latina). A entidade “é uma instância de diálogo e intercâmbio de experiências de aplicação da autorregulamentação e de critérios éticos à comunicação comercial”.

O evento, que acontece pela primeira vez no Braasil, contará com a participação de delegados da Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai e será coordenado pelo presidente do Conar, Gilberto C. Leifert. Os delegados vão relatar as pressões e restrições que afetam a publicidade no continente.

“No Brasil, por exemplo, há mais de duzentos projetos de lei que visam a limitar ou proibir peças publicitárias das mais diversas categorias de produtos e serviços. Se estas iniciativas avançarem, haverá dano considerável não só para o desenvolvimento do mercado consumidor como também para a liberdade de expressão, na medida em que é a publicidade a principal – quando não única – fonte de financiamento para os meios de comunicação. Desta forma, ao atingir a publicidade, atinge-se a difusão de cultura, informação e entretenimento para toda a população”, diz comunicado do Conar.