O Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação) se reuniu nesta quinta-feira (10) e votou pela suspensão definitiva, por maioria dos votos, dos comerciais do Habib’s “Bib´s Chicken Crispy” e “Novos beirutes”, que já foram retirados do ar no canal da marca no YouTube. O McDonald’s entrou com processo no Conar no final de outubro por considerar os filmes, criados pela Publicis, propaganda comparativa irregular, denegrimento de imagem e uso por terceiros de imagem proprietária.
O primeiro filme, ‘Leilão’, acontece em meio a um leilão em que um palhaço e um rei fazem lances para tentar o menor preço por um sanduíche de frango. Os personagens estão indiretamente relacionados com o palhaço de McDonald’s, Ronald McDonald’s, e o rei símbolo de Burger King. No segundo filme, os mesmos personagens participam de um karaokê em uma paródia de uma das músicas do McDonald’s.
Após a reclamação do McDonald’s, o Habib’s alterou o filme “Novos Beirutes”, porque o relator do caso no Conar, por meio de uma liminar, solicitou a suspensão da veiculação do comercial. Foram trocadas algumas cenas originais por um “comunicado oficial”. A nova versão foi postada na página da marca no Facebook. O texto diz: “A concorrência não ficou muito contente e pediu para tirar a parte mais engraçada desse comercial” e conclui: “Nós conseguimos manter a parte mais gostosa” (em que mostra os beirutes anunciados pela campanha).
O PROPMARK realizou enquete online no início deste mês sobre o assunto e, apesar da polêmica, 86,30% dos leitores consideraram que os comparativos foram usados de forma leve e engraçada pelo Habib’s, tornando a campanha muito inteligente.