O tempo que as pessoas passam acessando a web por meio de seus dispositivos móveis aumentou 112% no último ano e o acesso à rede via mobile já responde por quase 30% das conexões, segundo estudo apresentado nesta terça-feira (25), pelo Google Brasil. A pesquisa investigou o comportamento do consumidor no mundo digital e identificou que o acesso à internet deixou de ser algo restrito a algumas sessões em frente ao computador para se tornar parte importante da maior parte dos momentos do cotidiano dos brasileiros.
Segundo Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, a grande disseminação de smartphones no Brasil resultou em mudanças significativas, tanto no comportamento do consumidor como no mercado de mídia. Ele afirmou que essa nova realidade impõe uma série de desafios para as empresas, que agora precisam repensar a experiência mobile que estão oferecendo para os seus clientes, e priorizar as tendências de consumo dos usuários de smartphones. “É fundamental que as marcas e anunciantes estejam preocupados em tornar cada vez mais eficiente a jornada do consumidor online.”
Vale lembrar que em 2010, os internautas eram 82 milhões, em 2015, passaram a 117 milhões. Já o número de donos de smartphone pulou de 10 milhões para 93 milhões no mesmo período. No entanto, de acordo com Coelho, o que ocorreu não foi só uma mudança quantitativa, de quantas pessoas estão na internet, mas como elas estão. “Uma das principais conclusões da pesquisa é que a mobilidade criada pelos celulares tornam o brasileiro mais imediatista, aumenta suas expectativas e o torna mais leal às suas necessidades. Prova disso é que, de acordo com a análise, o tempo das visitas online caiu 9%, de 4 minutos e meio para próximo de 4 minutos.
Coelho disse que é preciso interpretar esse novo consumidor e olhar a conectividade de uma forma diferente, levando em conta a atual realidade. Segundo a pesquisa, 69% dos usuários de smartphones no país, por exemplo, pegam o telefone no meio de uma conversa para saber mais informações sobre algo que foi dito. Além disso, 79% dos usuários online no Brasil dizem que estão procurando mais informações online agora, comparado há alguns anos.
O executivo ressaltou que, atualmente, as pessoas vão às lojas e, enquanto procuram o que precisam, não tiram os olhos dos celulares. A pesquisa apontou que 74% das pessoas que têm celulares inteligentes usam os aparelhos dentro de estabelecimentos comerciais. 79% delas pesquisam mais sobre o produto a ser comprado. “O brasileiro adora consultar preços. Hoje, o consumidor busca mais informação antes do momento da compra. Prova disso, é a queda no número de visitas às concessionárias de automóveis, por exemplo. Quando alguém quer comprar um carro, por exemplo, pesquisa grande parte das informações na internet. Há três anos, antes de o motorista sair dirigindo seu carro, eram quatro idas às lojas, mas neste ano passaram a 2,6.”
A pesquisa foi realizada entre junho e agosto de 2015 e entrevistou mais de 1200 usuários de smartphones com idade entre 14 e 54 anos das classes A, B e C das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste