O consumidor está mais confiante em relação ao seus prospectos futuros e mais otimista em relação às suas intenções de compras, aponta uma nova pesquisa da Nielsen. O estudo, realizado trimestralmente, aponta que a confiança do consumidor chegou a 94 pontos no segundo trimestre de 2013, um ponto a mais que nos três primeiros meses do ano. O índice representa um aumento de três pontos em relação ao mesmo período do ano passado.
O aumento reflete a ligeira melhora no cenário econômico mundial, mas ainda não é satisfatório, uma vez que a confiança segue abaixo dos 100 pontos, o que a Nielsen considera como a linha de sentimento neutro. Além disso, a confiança do consumidor varia de região para região.
Os resultados mais positivos são os do sudeste da Ásia, com sete países registrando índices acima dos 100 pontos. A Indonésia, com 124 pontos, é o mercado com os consumidores mais confiantes, seguida de perto por Filipinas (121), Tailândia (114) e Malásia (103). Na China houve aumento de cinco pontos, com o índice chegando a 110, enquanto no Japão houve declínio de cinco pontos, fechando em 78.
Na América Latina, houve queda de um ponto se considerados todos os mercados, chegando a 93 – o segundo resultado negativo seguido para o continente. O Brasil, porém, registrou um bom nível, com a confiança do consumidor chegando a 110 pontos. Na Europa, a confiança permaneceu no nível dos 71 pontos, enfrentando declínio em 14 dos 29 mercados. Nove dos dez piores resultados do índice estão no continente. Já nos Estados Unidos, houve aumento de três pontos, o que elevou o índice a 96.
Para medir o índice, a Nielsen ouviu 29 mil pessoas em 58 países.