A confiança de executivos de marketing no mercado caiu em agosto, embora na Europa os profissionais estejam otimistas com a melhora da conjuntura econômica, aponta o mais recente Global Marketing Index do Warc. O principal dado do estudo, que considera as expectativas dos executivos em três áreas – profissionais, orçamento e condições econômicas -, caiu 2,2 pontos em relação a julho, chegando a 54,4 pontos. Em relação a agosto de 2013, a queda foi de 1,2 ponto.

A confiança caiu em todos os mercados, mas a Europa manteve-se com o maior nível, aos 56 pontos (1,2 ponto mais baixo que no mês anterior). As principais quedas ocorreram nas Américas (-2,5 pontos) e na região da Ásia-Pacífico (-3,3 pontos), que registraram, respectivamente, índices de 55,2 e 51,8 pontos.

O declínio de cada região foi marcada pela performance ruim de um dos indicadores que compõem o índice. Na Europa, por exemplo, há otimismo em relação à economia e aos orçamentos, mas os níveis de profissionais disponíveis no mercado empurraram o índice para baixo. O mesmo componente foi responsável pela baixa nas Américas, que, por outro lado, viu um aumento na confiança nos orçamentos.

Em todos os casos, porém, tanto a média quando os componentes ficaram acima dos 50 pontos, indicando um sentimento positivo apesar das quedas. Apenas na região Ásia-Pacífico o sentimento em relação aos orçamentos foi negativo – caiu 4,3 pontos, chegando a 48,2. A queda é atribuída à redução de investimentos na publicidade mobile. “Apesar da queda nos índices neste mês, o consenso da indústria é que tudo permanece bem, com as condições econômicas em particular se mostrando favoráveis em todas as regiões”, disse James McDonald, analista de pesquisas do Warc.