O ABA Summit aconteceu nessa quinta-feira (3) reunindo diversos profissionais de empresas do mercado nacional e internacional.

Confira alguns comentários dos participantes:

Painel 1: Desejos, Necessidades, Vontades: A transformação que a sociedade deseja e o papel das marcas – Moderação de Leticia Arslanian, director, consumer marketing & integrated communications at Hypera.

Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco, sobre “As mudanças que desejamos”: “A aceleração dos movimentos em favor da sociedade já vem sendo discutida ano a ano, permeando o pensamento na tomada de decisão. Um dos principais pontos é o sentimento da valorização da coletividade em detrimento ao âmbito individual.”

Gustavo Fruges, diretor de comunicação do Boticário, sobre “Os recursos que estarão disponíveis”: “Com o home office e a tecnologia, ter conteúdos e pessoas em diferentes lugares também faz parte do bem-estar.”

Stephan Loerke, CEO da WFA, sobre “O propósito das marcas”: “Não tem mais tempo ou chance de escolha, as marcas precisam ter propósito.”

Painel 2: Engajamento dos stakeholders: O significado da transformação e a ideologia da nova era – Moderado por Flavio Ferrari, head of ad innovation & strategy da CNN Brasil.

Edmar Bulla, Fundador do Grupo Croma, sobre “O fator humano nos processos de inovação”: “O que mais fazemos na vida é mudar e muitas vezes não nos damos conta disso. Em um ano de pandemia e tudo que trouxe, esse risco da não sobrevivência vai levar a um pensamento coletivo, se não pelo amor, pela dor.”

Patricia Audi, vice-presidente executiva do Santander, sobre “A ideologia da nova era”: “Eu como marca tenho um papel consciente e importante nessa nova era. Temos a possibilidade de promover a diversidade e de um mundo mais justo.”

Fernando Migrone, vice-presidente de marketing da SAP Brasil, sobre “Propósito, significado e engajamento”: “Aprendemos os quatro Ps, e agora o quinto, o propósito. Por muito tempo aprendemos a trabalhar com target / público-alvo, mas isso muda. O relacionamento é por afinidade. De tiro ao alvo você vai para uma pescaria.”

Painel 3: CEOs compartilham suas ideias sobre liderar rumo ao futuro: Investimento, inspiração, transpiração e recompensas – moderado por João Campos, executive director prepared foods at Seara Alimentos

Juliana Azevedo, CEO da P&G, sobre “Resistências estruturais dos ecossistemas”: “Essa crise provou um despertar na nossa responsabilidade. Por coragem ou falta de opção todos estão tendo que se reiventar. Nada, ninguém vai sair igual desse ano. A mudança é inexorável. Para onde a gente canaliza a nossa energia: progresso ou retrocesso?”

Maiko Paula, CEO da Hasbro Brasil, sobre “Lideranças inovadoras”: “Os planos que tínhamos há cinco anos mudaram. Entre as características essenciais para ter sucesso hoje, a empresa e o líder, precisam ser conscientes sobre a responsabilidade sobre seus colegas e a sociedade. A outra é a humildade.”

Ricardo Vasques, general manager da Danone Waters Brasil, sobre “Investimentos e recompensas”: “Hoje investimos muito mais de forma ampla e o que esperamos de retorno também é mais ampla, contribuindo para o desenvolvimento do funcionário, da empresa, da sociedade. O retorno dura em fidelização, reverberação e imagem de marca.”