Danilo Campos, diretor de marketing do Disney+, detalha como ação com os fãs de Grey's Anatomy reflete fase atual do streaming
No último domingo (25), o Disney+ promoveu um “vestibular” para fãs da série Grey’s Anatomy, na sede da Fecap, em São Paulo. A ação testou os conhecimentos do fandom da produção, que já acumula 20 temporadas e está disponível exclusivamente na plataforma.
Inspirada no clima das redes sociais durante o Enem, a ativação contou com cobertura do humorista Diogo Defante, que brincou com os famosos atrasados.
Na segunda-feira (26), os dez primeiros colocados foram anunciados, e a vencedora, Maria Celeste, teve seu nome exibido em peças publicitárias nas principais avenidas e estações de metrô de São Paulo.
Novo momento da plataforma
A iniciativa faz parte de uma nova fase do streaming no Brasil. Em junho do ano passado, em campanha estrelada pelo jogador Endrick, a plataforma anunciou a unificação Star+ e Disney+.
Para Danilo Campos, diretor de marketing do Disney+, ESPN, streaming e TV na Disney Brasil, o momento é de consolidação e evolução.
“O Disney+ deixou de ser apenas um destino para conteúdo familiar e passou a oferecer uma experiência mais ampla de entretenimento”, afirma.

A plataforma agora abriga títulos com foco em outras faixas etárias como ‘Os Simpsons’ e ‘This Is Us’, além de transmissões esportivas ao vivo com a ESPN.
“Mais do que aumentar o catálogo, essa mudança representa uma nova forma de pensar. Estamos organizando o conteúdo com foco em contexto de uso, amplitude e profundidade. Queremos que cada pessoa encontre algo para si todos os dias, sem esforço. Essa fusão reflete a ideia de que o Disney+ pode ser a plataforma central de entretenimento para toda a casa.”, esclarece.
Essa alteração de posicionamento também exigiu ajustes na estratégia de mídia. Com um portfólio mais amplo, a atuação passou a ser ainda mais orientada por dados, seguindo uma lógica audience-first.
“Antes de escolher o canal ou o formato, entendemos quem é o público, onde ele está, como consome conteúdo e o que espera de uma marca como a nossa.” Essa abordagem levou a escolhas mais contextuais e dinâmicas, que vão do out-of-home à performance digital, passando por colaborações com creators e ativações com alto potencial de engajamento. “Nosso foco é estar presentes com relevância, não apenas com visibilidade”, resume o executivo.
Alguns exemplos dessa presença estratégica incluem a parceria com o Coala Festival, transmitido pela plataforma no ano passado, e a atual campanha OOH para a final da NBA. A movimentação integra o plano da The Walt Disney Company de posicionar o Disney+ como um hub de eventos esportivos no Brasil.
Outro ponto dessa transformação está na personalização de anúncios. A tecnologia anunciada no ano passado já começou a ser implementada globalmente e será ativada em breve no Brasil. O objetivo é entregar mensagens personalizadas que dialoguem melhor com o perfil e o momento de cada usuário, sempre com responsabilidade no uso de dados.
“Embora o Brasil ainda não esteja com a funcionalidade ativa, o país é prioridade no plano global. O que podemos dizer é que, onde já foi aplicada, essa personalização tem gerado ganhos claros em eficiência de entrega e qualidade da experiência publicitária.”, explica Campos.
Em entrevista ao propmark no ano passado, Mario Meirelles, diretor sênior do Mercado Ads, destacou que a parceria firmada com o Disney+ permitirá a integração de anúncios com base em dados comportamentais dos usuários. O objetivo é ampliar o alcance das marcas, aproveitando a base de assinantes da plataforma e a capacidade de segmentação refinada.
Além das transformações na estratégia e no portfólio, a empresa também reformula sua presença nos canais tradicionais. Em comunicado, a Disney anunciou o encerramento de parte da operação linear no país.
“Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025”, informou a empresa.
Produções nacionais
No campo da produção nacional, a segunda temporada de ‘Amor da Minha Vida’ já está confirmada, devido a recepção calorosa do público ao título.
“Foi mais do que uma boa audiência. Isso reforça nossa aposta em histórias contadas com sotaque, identidade e afeto locais”, diz Campos.
Para ele, novas produções originais brasileiras estão em desenvolvimento, em parceria com criadores locais. “Em breve, vamos compartilhar essas novidades. O mais importante é que queremos refletir a diversidade de vozes, estilos e vivências que compõem o Brasil. Nosso objetivo é construir um catálogo que emocione, represente e fidelize um público tão plural quanto o nosso país.”