O Catraca Livre irá apresentar em evento as campanhas premiadas pelo projeto Causando, criado pelo próprio site e que objetiva reconhecer campanhas publicitárias que melhoram o mundo.
O Festival Causando – 10 Melhores Publicidades Brasileiras que Melhoram o Mundo é um evento aberto ao público e irá ocorrer na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, no dia 12 de setembro, quinta-feira, às 9h30.
O evento irá analisar campanhas de grandes empresas como Livraria Cultura, Burger King, Vivo, Nike e O Boticário em oito categorias: sustentabilidade, inclusão, animal, cidadania, política, gênero, diversidade e etnia. Todas apresentadas por um júri de especialistas, incluindo Gilberto Dimenstein, educador, jornalista e fundador do portal.
Confira abaixo as campanhas vencedoras de suas respectivas categorias:
Causa Animal
Güd (2019): A marca de ração e a agência J. Walter Thompson Brasil transformaram erros de digitação de buscas na web em uma ação bem acertada. Quando alguém escrevia errado o nome da raça de cachorro que procurava na rede, o projeto Busca Dogues direcionava a pessoa para o anúncio de um vira-lata para adoção.
Cidadania
Livraria Cultura (2019): Os personagens principais de obras renomadas – como “O Menino Maluquinho” e “O Pequeno Príncipe” – foram apagados das capas dos livros. O sumiço dos protagonistas fez parte de uma campanha, elaborada pela Agência UM, para chamar a atenção para o drama de crianças desaparecidas.
Diversidade
Burger King (2019): O governo proibiu uma peça do Banco do Brasil, marcada pela pluralidade dos protagonistas. Contra a censura e em nome da diversidade, o Burger King respondeu, numa ação criada pela agência David SP, e anunciou o recrutamento de pessoas para seus comerciais. Requisito: ter participado de uma publicidade vetada de banco.
Etnia
Faculdade Zumbi dos Palmares (2019): Para o que a história distorceu, a instituição de ensino resolveu reforçar uma característica fundamental do maior escritor brasileiro: Machado de Assis era negro. O site da campanha, criada pela agência Grey, disponibiliza inclusive a foto certa do autor para ser colada nos livros que o embranqueceram.
Vivo Fibra (2018): O filme “Penteado”, assinado pela agência Africa, trouxe à tona temas como autoaceitação, falta de representatividade e autoestima, abordados na relação entre pai e filha. A peça fez parte da campanha “Viva Menos do Mesmo”, que convidava a viver menos do mesmo e experimentar novas buscas e pontos de vista.
Gênero
Nike (2019): Em uma peça criada pela agência Wieden+Kennedy para a Copa do Mundo de futebol feminino na França, a meio-campista Andressa Alves mostrou ao mundo como venceu o preconceito às garotas futebolistas. Já que só lhe davam bonecas quando era criança, o jeito foi jogar bola com a cabeça delas.
Shell Rimula (2019): Afrodite, de 70 anos, é uma caminhoneira trans. Em sua trajetória, precisou vencer as barreiras do preconceito para assumir a direção da própria identidade. Essa história foi contada em campanha desenvolvida pela agência Wunderman para a marca de lubrificantes para caminhões da Shell.
Inclusão
O Boticário (2018): Quem disse que quem não ouve tem que ficar fora do coral? Ao mostrar o menino Leonan, diagnosticado com surdez quando tinha um ano de idade, essa campanha de Natal, criada pela agência AlmapBBDO para O Boticário, emocionou quem luta por um mundo mais inclusivo.
Política
Congresso em Foco (2018): Um debate sobre política nas redes sociais pode ser uma forma de manipular eleitores, mostrou uma iniciativa criada pela FCB Brasil. Para fomentar a discussão sobre o assunto, o veículo jornalístico e a agência lançaram, em meio à disputa presidencial de 2018, o Trending Botics, que monitorou robôs, ou bots, na web.
Sustentabilidade
Corona e Parley for the Oceans (2019): A campanha contra o lixo plástico no mar, idealizada pela agência Africa, usou o movimento das ondas para criar uma partitura e dar voz ao pedido de ajuda das águas. O compositor americano Donavon Frankenreiter escreveu a música e a cantora brasileira Céu participou da gravação.