Sidinéia Gomes Freitas, presidente do Conrerp

A atividade de relações públicas está completando 100 anos no Brasil e o Conrerp (Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas) organizou quatro eventos para comemorar. “Partimos de um princípio das relações públicas que é a separação por públicos, por isso fizemos eventos segmentados”, contou Sidinéia Gomes Freitas, presidente do Conrerp.

A festa começa com uma cerimônia solene na Assembleia Legislativa de São Paulo, na quinta-feira (27). O presidente da Associação Latino-Americana de Relações Públicas, Marcelo Chamusca, fará uma palestra sobre “O futuro das relações públicas na América Latina”.

O segundo evento será uma festa para os estudantes, com direito à música e palestra sobre redes sociais, ministrada pela especialista no tema, Carol Terra.

O evento, que acontece na sexta-feira (28), ainda terá a apresentação dos finalistas do Festival Minuto RP, concurso que premiará um vídeo com o tema cem anos de RP no país.

Na segunda (1º), será feita uma homenagem aos pioneiros das relações públicas. A comemoração se encerra com a realização do 33º Prêmio Opinião Público, na terça (2).

A data é comemorada levando em conta a criação do primeiro departamento de relações públicas em uma empresa privada no Brasil na AES Eletropaulo, em 1914.

De lá para cá, a atividade de relações públicas mudou muito no Brasil, mas ainda tem muito a evoluir. “Aqui ainda é diferente de outros países, onde não é mais preciso explicar nossa atividade. Ouvir o público hoje é obrigação e isso está levando a atividade a outro patamar”, disse Sidinéia.