Basta consultar os rankings das duas principais publicações internacionais do mercado publicitário, Advertising Age e Gunn Report, nas duas últimas décadas, para encontrar a AlmapBBDO como nome fácil entre as top ten das agências mais criativas do mundo – não raro, encabeçando a lista. E o número de prêmios da agência nesse mesmo período, sejam eles modestos troféus regionais ou os mundialmente famosos leões e GPs de Cannes, é incontável. Nenhuma outra agência brasileira, e pouquíssimas internacionais, apresentam esse currículo.
Mas a preocupação das centenas de profissionais da Almap que trabalham no arranha-céu todo coberto de fumê negros e esverdeados, no número 999 da avenida Roque Petroni Júnior, no bairro do Brooklin, em São Paulo, ponto de referência da criatividade na propaganda brasileira, não é o próximo Festival de Cannes ou a divulgação do novo ranking do Gunn Report. Porque o desempenho da agência em ambos é encarado como decorrência de trabalho que traz resultado para o negócio do cliente. E nele, a criatividade é o princípio supremo. “Aqui acreditamos no poder das ideias. As pessoas que possuem boas ideias são contempladas, não existe blábláblá nem tapinha nas costas. Isso é uma filosofia que implementamos no dia a dia”, diz Luiz Sanches, sócio-diretor geral de criação, que, ao lado de Cintia Gonçalves, sócia-diretora de planejamento e operações e Rodrigo Andrade, sócio-diretor de negócios e de operações, forma o triunvirato que comanda a Almap há cerca de um ano.
O trio pegou o bastão de comando das mãos da legendária dupla Marcello Serpa e José Luiz Madeira, que ao longo das duas últimas décadas elevaram a Almap à condição de uma das agências mais criativas do mundo. Navegando a favor da corrente da globalização que aportou no Brasil justamente à época em que assumiram o comando, eles souberam fazer a Almap atravessar a fronteira rumo à internacionalização e torná-la respeitada por dez entre dez criativos de todo o planeta. Neste quase um ano à frente da agência, o trio no comando já demonstrou que soube manter a tradição de consistência criativa que é marca registrada da AlmapBBDO.
“Viemos de uma mudança no ano passado, o que gerou uma certa expectativa do mercado, e nós focamos num trabalho nos desafiando todos os dias”, situa Cintia. Andrade reforça, “desde então, continuamos a fazer uma entrega muito relevante e consistente. Conquistamos a conta da C&A, já estamos no quarto trabalho e estreitando a relação com o cliente. Tem uma equipe sênior que se confunde com a equipe do cliente. Portanto, conseguimos debater e chegar a insights e soluções de comunicação que fazem a diferença no dia a dia dos clientes. Apesar de toda a crise, toda confusão que vemos no país, continuamos focados, fazendo um trabalho relevante. Acreditamos nessa fórmula que, apesar de muito simples, é difícil de ser perseguida todos os dias.” E Sanchez complementa, “quando estava todo mundo preocupado com o que aconteceria com a gente após a transição, sentamos e começamos a trabalhar. O resultado estamos vendo aparecer. É uma inspiração que vem de dentro para fora.”
Criação
Mas o que dá a consistência ao trabalho criativo da Almap? Qual é o segredo que permite a Sanchez apresentar o seguinte desempenho neste curto período em que o trio está à frente da Almap? “Fomos a segunda agência do Gunn Report, uma baita conquista. Muito premiados no One Show, no D&AD também, agência do Effie Awards, Agência do Ano no Prêmio Colunistas São Paulo e Brasil.” Ele mesmo responde, “somos uma agência que não tem vergonha de mostrar o RG, temos excelência criativa em todos os pontos de contato. Quando nossos trabalhos são submetidos a festivais, todos têm o mesmo brilho.”
Ricardo Chester, um dos criativos mais premiados da Almap e, por consequência, do Brasil, dá a gênese desse processo: “existem polos de criatividade na propaganda. Quem trabalha com criação quer estar perto de quem faz o melhor trabalho criativo. O Serpa e o Madeira optaram por não ser a número um em faturamento, abriram mão de conta de governo e outras, mas sempre apostaram que o melhor trabalho traria mais dinheiro. A premiação é consequência. A Almap é comprometida com a consistência criativa. Quem chega aqui se sente como um jogador de basquete contratado pelo Chicago Bulls.”
Pernil, outro peso pesado da criação, diz que a Almap vive num círculo virtuoso. “Quando eu cheguei aqui achei que nunca ia durar, olhava pro lado e via que só tinha fera. É uma cultura. É um círculo virtuoso: atraímos os melhores criativos, que atraem clientes que apostam nessa cultura.”
Marcelo Nogueira, VP de criação, ressalta a renovação da equipe. “Somos competentes em nos renovar. O que acontece aqui me lembra os roteiristas do seriado Seinfeld. Uma segunda geração já era fã e chegou com vontade de continuar aquele nível. A Almap tem essa atratividade. A gente chega aqui já admirando de muito tempo o trabalho da agência. E a criação é muito ajudada pela agência inteira. Todo mundo agarra uma boa ideia. Evitamos as rixas clássicas, do planejamento se achar adversário da criação. O planejamento e o atendimento na Almap são donos da ideia também. Eles brigam para a ideia acontecer.”
Planejamento
Sergio Katz, VP de planejamento, diz que uma preocupação do seu setor é o treinamento constante. “A gente sempre tem treinamento massivo para a equipe. O turnover é baixo porque as pessoas crescem aqui. Temos parceiros, como Google, desenvolvendo conteúdo digital, temos estatísticos, profissionais de pesquisa, a gente manda pessoas para o exterior fazer cursos. Até em edição de vídeo tem0s treinamento. Mantemos um padrão de qualidade muito alto, tanto em criatividade como em estratégias. O crivo é muito exigente.”
João Gabriel Fernandes, também VP de planejamento, diz que “o planejamento é um reflexo de como pensa a Almap, em que ela coloca a criatividade acima de tudo, sempre em busca de resultado para os clientes. Tudo aquilo que a gente faz, procura, tem um olhar com criatividade. Numa pesquisa, a gente precisa ser criativo. Criatividade não é só obrigação da criação. Vamos atrás também de metodologias criativas. Lembro que quando criamos a campanha ‘Vai que…’, para Bradesco Seguros, a gente foi estudar risco, ao invés da parte técnica do seguro, como todo mundo fazia. Nós fomos atrás do como o trapezista, o piloto de corrida, e por aí vai, lidam com o risco, foi daí que nasceu o conceito ‘Vai que’…”.
Daniel Machado, diretor de grupo de contas de planejamento, diz que diferentemente de outras agências, a Almap não “adota” uma metodologia padrão, “nosso planejamento é orientado de acordo com o desafio especifico de cada cliente. Buscamos uma visão estratégica especifica. Não temos um método padrão para aplicar sempre. Cada caso é um caso. Não estamos presos a nada. Estamos sempre atrás de um insight. E na busca desse insight temos de fazer a pergunta certa.”
Uma descoberta que ele exemplifica é que raramente o consumidor fala o que pensa. “Você tem de ir atrás do que ele pensa de fato. Para o Boticário, por exemplo, fomos estudar beleza masculina. E vimos que beleza, pra homem, não é igual a de mulheres. Você não vê homem se olhando no espelho e dizendo: tô lindo! Então o que ele considera bonito? Para entender a relação do homem com a estética, fomos conversar com quem faz coisas para homens, como o cara que faz moto customizada etc. Descobrimos que para homem beleza tem a ver com estilo de vida. E que também adolescente é muito ligada em maquiagem, então toda comunicação para adolescente tem de falar de maquiagem. O Serpa fala muito: você tem de comunicar uma coisa verdadeira, senão a propaganda não funciona.”
A preocupação em dar combustível à criatividade por meio de insights gerou um setor específico dentro da Almap. Comandada por Ana Cester, a área é denominada insights e analytics. Ela explica que é uma junção de algumas disciplinas com foco em dados. “Temos uma disciplina de pesquisa de mídia, que as agências sempre tiveram, mas com um foco muito grande em insights do consumidor, buscando entender profundamente não só quem ele é, mas quais são atitudes, suas motivações”. De posse desse levantamento, Ana diz que é possível influenciar “a jornada de compra dele”.
Há também uma disciplina de accountability como se fosse um BI de todos os meios. Nessa área, diz Ana, “é onde vamos entender se cada grupo de cliente está sendo eficiente e preciso na compra de mídia. Ela surgiu para garantir a qualidade técnica da entrega da Almap. Já existia a preocupação disso com o digital, com a TV separadamente, agora essa disciplina junta todos os meios. E é a área de business intelligence, mais focada no digital, que vai aplicar esses aprendizados dos consumidores. Também por meio das soluções de tecnologia, vamos fazer a mensuração de resultados para saber se conseguimos chegar onde de fato queríamos conforme o planejado. Essa disciplina de BI tem crescido muito, a Almap tem felizmente feito grandes parcerias que permitiram que tivéssemos um crescimento grande em qualidade técnica e acompanhamento muito mais próximo daquilo que está acontecendo com dos clientes”.
Já as plataformas de gestão de dados trazem de volta à agência a responsabilidade com as audiências. “Temos pesquisado a fundo a parte de dados, de como analisar silos criados na internet para ter uma visão de atribuição. Cada fase precisa ser bem entendida. Tem muita ferramenta no mercado, mas estamos buscando nossa própria visão crítica sobre isso”, completa Ana.
A integração digital é estratégica na Almap. Existe, para isso, a área chamada integração digital, comandada por Kauê Lara Cury, que conta com 80 profissionais. Ele atende toda a parte operacional de digital da agência, que inclui atendimento, produção, projeto, mídia, performance, BI, “e as áreas específicas que criamos para digital, que são de performance e toda parte de e-commerce que é feito para Gol, Alpargatas e Volkswagen. Recentemente também criamos uma área especifica para social, uma demanda mais operacional do que de estratégia que é feita pelo time de cada conta com postagens, conteúdos e afins e criamos uma equipe com criativos, redatores, eu comando com cada diretor e cada VP das contas.” Outro foco importante é o CRM. Kauê diz que existe uma sinergia muito grande do CRM junto com “a mídia programática, o que fazemos de social, de performance. Então CRM é uma capacitação que temos para efetivamente somar ao que já fazemos com o digital.”
Inovação
Luciana Haguiara e Pedro Bruneiko são diretores de criação digital. Luciana está na agência há 12 anos, tendo trabalhado antes na Ogilvy Interactive, e Pedro veio da DM9DDB há cerca de um ano. Na Almap, eles comandam o núcleo de inovação, no qual trabalham cerca de 15 profissionais versados em todas as técnicas e ferramentas de mídia digital. Embora Luciana frise que “nós acreditamos muito em especialização, assim como há os craques em produzir filmes de 30 segundos, nós também os temos em campanhas digitais”, ambos fazem questão de esclarecer que, na Almap, todas as áreas “trabalham o digital”. Luciana diz que as ideias que saem do núcleo de inovação vão também para o off-line. “O digital está no dia a dia de toda a agência, não há mais separação. Então tudo, no planejamento, atendimento, é pensado também em termos de digital, sempre”.
Pedro ressalta o que internamente é chamado de “kraft”, ou o bom acabamento de um bom trabalho. “Não adianta você ter uma boa ideia, se ela não for bem realizada. É como um chef que prepara um prato que pode até estar delicioso, mas é mal apresentado. O kraft é quando vemos que a campanha está facilmente acessível ao usuário, está atraente”.
Ele revela que os desenvolvimentos feitos em parceria com redes sociais e sites de pesquisa são pensados, em primeiro lugar, para o mobile. “As parcerias são fundamentais na medida em que nos ajudam a explorar todas as possibilidades das ferramentas e plataformas. Assim, trabalhamos em conjunto no próprio desenvolvimento das ideias”.
Um case recente de inovação em que a parceria deu ótimos resultados foi o Magic Works, para as impressoras HP. “Por meio de uma ferramenta chamada Google Speech, conseguimos imprimir um livro escrito por pessoas analfabetas”, diz Pedro (ver cases). “Rodamos o Brasil inteiro colhendo material para o livro e fizemos um documentário sobre esse case”, diz Luciana.
O projeto se desdobrou em uma instalação, feita na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, onde circulam diariamente milhares de pessoas, a maioria de origem humilde e muitas analfabetas. Em uma cabine, elas tiravam uma foto e mandavam uma mensagem para alguém que morava longe. Em tempo real, uma impressora HP imprimia então um cartão postal, que era enviado ao familiar ou amigo.
Outro case feito em parceria digital, desta vez com o Facebook, e que alcançou muito sucesso, com mais de seis milhões de pageviews, foi o Clube do Samba, para Antarctica. Criado para comemorar os 100 anos do samba, o evento reviveu o famoso Clube do Samba, do sambista João Nogueira, que fez muito sucesso nos anos 1980. Foram quatro finais de semana, no mês de maio passado, de shows com nomes como Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Beth Carvalho, transmitidos em pílulas via Facebook, além dos depoimentos destes famosos sambistas sobre o que foi o evento daquela época. “Foi um jeito muito legal de falar sobre os 100 anos do samba, com depoimentos e shows de grandes nomes do samba”, diz Pedro (ver cases).
Outro case recente de inovação digital foi criado para o banco de imagens Getty Images. “Endless possibilities” virou campanha global para a marca. “Nós procuramos inverter o conceito de que com banco de imagens não dá para fazer nada de criativo. Para isso, pegamos o rosto de diversas personalidades e os transformamos usando as ‘possibilidades’ digitais da Getty Images”, diz Pedro.
Parcerias
A Almap investe muito em parcerias para trazer novidades para seus profissionais. “Primeiramente, com Facebook, Google, Twitter e Globo.com que são players que sempre estão em casa explicando o que tem de novo, como isso deve fazer parte de uma estratégia maior ou, em casos específicos de performance, a utilizar as ferramentas globais; isso ocorre principalmente com o Google que é um parceiro muito forte de ferramentas de publicidade para nós, não só em compra de mídia. Também temos cursos In Company, alguns outros em parceria com o Grupo de Mídia, Grupo de Planejamento, Grupo de Atendimento e também dos mais digitais do IAB (Interactive Advertising Bureau), do MMA (Mobile Marketing Association) ”, explica Kauê Cury. A agência possui essas filiações para que os profissionais se integrem e entendam o que tem no mercado, de vanguarda e atual para cada um dos meios e gire esse conhecimento dentro da agência, com palestras e cursos periódicos. Está em desenvolvimento uma plataforma digital de capacitação, prevista para o segundo semestre. “Antes eram coisas mais presenciais, mas tem se tornado menos necessário em algumas capacitações. Estamos construindo essa plataforma de capacitação tanto para pessoas que acabaram de entrar como aquelas que já estão há algum tempo, de modo que todos estarão no mesmo nível. Começamos este processo há um mês, estamos estruturando como fazer e sua manutenção”.
De acordo com Kauê, a parceria da Almap com o Google e o Facebook tem a ver com duas coisas: uma é para entendimento de toda a capacidade que a ferramenta proporciona, tanto de audiência, que é muito forte, quanto de formatos, o que tem sido usado para segmentos e objetivos específicos. Outra estratégia nesse sentindo tem sido levar clientes para serem evangelizados fora do Brasil, em São Francisco (EUA), por exemplo. Visa, Gol, Bayer, Volkswagen, são alguns que já participaram desses workshops. “Então, nossa parceria vai desde a execução das nossas campanhas até conteúdo e capacitação da equipe e dos clientes. O Twitter também entra nisso, assim como Yahoo. Isso tem acontecido nos últimos cinco anos de maneira mais forte, foi um pouco do desejo de trazer novas disciplinas a serem executadas por nós”.
O trabalho no digital rende bons frutos como Gol Linhas Aéreas em que a Almap é responsável pela execução de todo o e-commerce da companhia, com mais de 60% do share de mídia digital. “Outros clientes também estão conseguindo fazer essa evolução de investimento no digital, está no tempo de cada um, quando ele tem um objetivo que pode ser alcançado por uma dessas plataformas”.
Atendimento
Mais do que papel tradicional de ser a ponte entre a agência e o anunciante, o atendimento, na Almap, tem a missão de integrar as várias áreas internas. “Somos uma agência que tem todas as disciplinas, como PDV, design etc. Temos de integrar todas essas áreas às ideias, para que de fato entreguemos um trabalho consistente para o cliente”, diz Fernanda Antonelli, VP de atendimento.
Camilla Massari, também VP de atendimento, completa, “todo mundo aqui tem opinião forte, temos postura. Nós temos a missão de fazer as ideias acontecer. E hoje em dia as ideias são mais complexas. São que nem um polvo, vão se ramificando. Temos de administrar isso. Temos de consolidar um ponto de vista de modo que a agência chegue coesa ao cliente”.
Felipe Bartholomeu, VP de atendimento, lembra dois pontos fortes da Almap, verdadeiros diferenciais de mercado, “um é a relação duradoura que temos com a maioria dos clientes. E relações só são duradouras se você sempre surpreender. O segundo ponto é quando você sai da despesa e entra na receita. A gente também vai garantir que a ideia surpresa vai ter impacto no negócio do cliente. Temos plataformas para Gol e Volks que nos fazem grandes vendedores de passagens aéreas e uma das maiores concessionárias Volks, por exemplo”.
Principais prêmios até 2015
Cannes Festival
180 Leões de 1994 a 2015
Agência do Ano em 2000, 2010 e 2011
Clio Awards
134 estatuetas de 1998 a 2015
Foi Agência do Ano em 2010 e 2011
Agência Brasileira em 2005 e 2009
Gunn Report
Segunda agência mais premiada do mundo em 2015 e a mais premiada em 2004, 2005, 2010.
Desde que o estudo existe, há 16 anos, é a brasileira mais premiada do mundo
Effie Awards Brasil
3 Gran Effies: 2011 (Pepsi), 2013 (Visa) e 2015 (O Boticário)
El Ojo de Iberoamerica
201 prêmios
6 vezes Melhor Agência Ibero-americana
13 vezes Melhor Agência Brasileira
Em 2015: Melhor Agência Ibero-americana, Melhor Agência Brasileira, Melhor Diretor Criativo do Brasil e Ibero-americano para Luiz Sanches e Marcello Serpa
London International Awards
Agência brasileira mais premiada em 2009 e 2012
68 troféus no London Internacional Awards
El Sol
Agência do Ano em 2004, 2009, 2010 e 2011
Advertising Age
Primeira brasileira a ser escolhida a Agência Internacional do Ano, em 2000
Festival Ibero-Americano de
Publicidade (FIAP)
Agência do ano por 9 vezes
(2000, 2004, 2005, 2006, 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014).
Big Won
Agência mais premiada do mundo em 2009, 2010 e 2011
Em 2015: Marcello Serpa é o
3º CCO mais premiado do mundo. Luiz Sanches, o 2º ECD mais
premiado do mundo
Clube de Criação de São Paulo
Agência mais premiada por
13 anos
D&AD
Em 2011, a agência recebeu dois “Lápis Amarelos” do festival, tornando-se a segunda agência
no ranking que une One Show
e D&AD, o “The Pencil Rankings”.
The One Show: agência brasileira mais premiada em 2004, 2010, 2011, 2012 e 2013.
The One Show Interactive:
agência brasileira mais premiada em 2009
39 troféus no The Art Directors
Prêmio Colunistas Brasil
Agência do Ano 12 vezes
Prêmio Caboré: Agência do Ano
por 4 vezes (1997, 2004, 2008
e 2010)
Agência do Ano no Wave Festival em todas as oito edições do festival (de 2008 a 2015)
Agência brasileira mais premiada no The New York Festival em 2015
Executivos
Cintia Gonçalves, sócia-diretora de planejamento e de operações
Luiz Sanches, sócio-diretor geral de
criação
Rodrigo Andrade, sócio-diretor de
negócios e de operações
João Gabriel Fernandes, VP de
planejamento
Sergio Katz, VP de planejamento
Bruno Prosperi, diretor-executivo de criação
Camilla Massari, VP de atendimento
Fernanda Antonelli, VP de atendimento
Cristina Chacon, VP de atendimento
Filipe Bartholomeu, VP de atendimento
Ana Cester, diretora de insights & analytics
Kauê Lara Cury, diretor de integração digital
Brian Crotty, diretor de estratégias
de mídia
Clientes
Alpargatas
Ambev
Audi Brasil
Bauducco
Bayer
Bradesco Seguros
C&A
Casa do Zezinho
Conar
Diageo
Editora Todas as Culturas
Elma Chips
Gallo
GOL Linhas Aéreas
HP
SC Johnson
MAN Latin America
Mars Brasil
O Boticário
Panamericana Escola de Arte e Design
Pepsi
Veja
Visa
Volkswagen
Box:
Parceria com confiança (Violeta Noya, presidente da Ótima)
Como define o trabalho realizado pela Almap?
A AlmapBBDO é a nossa parceira desde o início da Otima. Acreditou no potencial da mídia out-of-home e adquiriu uma das cotas fundadoras da empresa. Desde o começo temos desenvolvido um trabalho criativo e operacional a quatro mãos. Os profissionais da Almap sempre procuram desenvolver ações diferenciadas para seus clientes. Pensamos juntos desde do planejamento até a execução. É admirável como a AlmapBBDO sabe da importância de trabalhar em parceria, assim podemos viabilizar ações criativas nas ruas de São Paulo.
Quanto a agência contribui na construção da marca?
A AlmapBBDO enxerga a Otima como um veículo que vai muito além de painéis de mídia exterior. A agência sabe do potencial da plataforma de mídia da Otima e sempre traz ideias criativas para explorar o máximo do potencial das ruas. E nós vamos atrás das soluções para interatividade, experiência e assertividade da ação.
Quais as estratégias de marketing desenvolvidas pela Almap à Otima
(digital, multiplataforma…)?
É uma agência que incentiva e desafia a criação de projetos diferenciados. A AlmapBBDO sabe muito bem aproveitar a plataforma de mídia da Otima, para criar campanhas com interatividade e convergência de mídias. A nossa parceria já rendeu projetos bem desafiadores, entre eles para a Visa, Lays e Hewlett Packard (HP). Para a HP, por exemplo, transformamos o abrigo de ônibus em impressora para o lançamento da HP Deskjet Ink Advantage Ultra. Um painel transmitia notícias do portal UOL em tempo real e as pessoas podiam imprimir e levar o jornal com as últimas notícias para casa. Já para as batatas Lay’s, usamos da interatividade para distribuir samplings na Av. Paulista. Desenvolvemos um software que reconhecia o rosto e media a intensidade do sorriso do usuário, batizado de “sorrisometro”. Assim que o sorriso do consumidor era “reconhecido”, ele ganhava uma amostra de Lay’s. E, agora, no mês de maio executamos o projeto diferenciado de Visa para os Jogos Olímpicos.
Qual a importância de ter a agência como parceira?
É fundamental conhecer e se aprofundar nos negócios de cada um dos seus clientes. Entender as necessidades, expectativas da marca/produto e com isso oferecer soluções customizadas dentro da nossa plataforma de mídia out-of-home. A parceria com confiança, criatividade e cumplicidade concretiza uma ideia. Trabalhar em parceria e em equipe no desenvolvimento de um projeto é fundamental e a AlmapBBDO é um parceiro modelo para nós – um modelo de concretização de projetos com grande sucesso.
CASES:
Desloga e se joga
No filme de Antarctica, “Rede Social”, com o bloquinho “O Céu na Terra” de pano de fundo, um dos personagens passeia pelo carnaval mostrando que rede social de verdade é aquela que adiciona amigos reais, que seguidores são os do bloco e se tem algo que merece ser compartilhado, é uma BOA gelada. A campanha foi além da televisão e coloriu o Rio de Janeiro com um mobiliário urbano cheio de bom humor. Cartazes com frases como “Neste Carnaval, adicione amigos pessoalmente”, “Desconecta da rede e vem fazer uma social” e “Carnaval da Boa! Isso é que é rede social”, foram espalhadas em abrigos de ônibus, relógios, bancas de jornais e transporte público convidando os foliões a desvendarem que a verdadeira rede social está no carnaval. “Antarctica é uma marca que celebra o encontro dos amigos, as histórias vividas e as alegrias compartilhadas. Queremos estar conectados no momento que importa. Mas, quando pudermos viver de verdade, é isso que queremos que todos façam. Queremos que todos descubram que a verdadeira rede social está no Carnaval da BOA. Até porque quem posta tudo não se diverte e ainda deixa a cerveja esquentar”, brinca Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing de Antarctica
C&A e a nova visão sobre a moda
A C&A, maior rede do varejo de moda brasileiro, entende que a moda evoluiu nos últimos anos e se transformou. Antes, as tendências eram ditadas e seguidas a cada temporada, mas hoje a moda é o mundo: está disponível em todos os lugares, é acessível e livre, permite infinitas combinações e repertórios. Por isso, a marca lançou uma nova campanha com a assinatura “Tudo lindo & misturado”, desenvolvida pela agência AlmapBBDO, que busca conectar as pessoas ao universo de possibilidades da moda, democrático e versátil. “Para nós, a campanha retrata um novo cenário, em que saímos de uma visão de moda imposta para dar espaço a uma moda mais livre, que permite aos nossos clientes ousar, experimentar e combinar peças. Hoje, os clientes têm mais informações sobre as tendências de moda no Brasil e no mundo e se permitem misturar mais. Queremos mostrar que a moda como expressão do indivíduo é muito mais dinâmica e divertida”, explica o vice-presidente de marketing e operações, Elio Silva. Para reforçar seu papel ao realizar essa conexão, a C&A dá vida ao símbolo “&”, que significa exatamente o que o novo conceito propõe: a conexão entre as diferenças, a mistura de estilos, atitudes, cores e estampas. Além disso, o conceito “Tudo lindo & misturado” chega para reforçar os atributos da marca, como referência de moda democrática, versátil e antenada.
Google Tag Search: #carroconectado
O pré-lançamento da campanha para o Novo Gol, quando a hashtag #carroconectado é buscada no Google, destaca a campanha em seus resultados, sem revelar ao público que se trata do Novo Gol. Ao clicar para obter mais informações, uma light box é aberta instantaneamente, sem tirar o público do ambiente da busca, exibindo o filme que apresenta o novo modelo de forma criativa e sucinta. No topo do vídeo, o usuário escolhe se está interessado no assunto, sendo levado para a landing page que traz as novidades da marca, onde deve se cadastrar para receber mais informações. A hashtag #carroconectado foi divulgada por meio de vinhetas de cinco segundos veiculadas na TV aberta e fechada, de mídia display digital, de estratégia de social media, de mobiliário urbano e de material de PDV. A mensagem é simples e convida o público a digitar #carroconectado na página de busca do Google. O objetivo da ação, além de gerar afinidade, curiosidade e engajamento, é surpreender o público acostumado a enxergar o Gol como um modelo mais tradicional: “Queremos também resgatar quem acabou se afastando do modelo e pegar de surpresa aqueles que não imaginavam que o Gol seria este carro tão conectado de que a hashtag fala”, explica Ricardo Chester, diretor de criação. A parceria com o Google e o formato publicitário interativo e inovador também dialogam com as mudanças trazidas pelo Novo Gol, que ganhou painel com o melhor sistema de conectividade da atualidade, o App Connect.
Desejo pelo Golf O Golf é o Volkswagen mais vendido no mundo e tem sido, há anos, objeto de desejo dos brasileiros. Para reforçar esse status de sonho de consumo, a marca lançou o filme “Desejos”, criado pela AlmapBBDO. Além do filme, a campanha contou com anúncio de revista, peças para a internet e estratégia para mídias sociais. “Desejos” mostra o Golf por uma ótica ainda mais moderna e excitante: um “carrão” esportivo que reúne tudo de melhor que a Volkswagen faz em termos de segurança, tecnologia e esportividade. Um ícone que se renova e permeia o imaginário e o coração dos brasileiros. Assim, no filme, é possível acompanhar o momento em que um garotinho vê um Golf pela primeira vez. Boquiaberto, ele passa a desejar muito o automóvel, chegando a pedi-lo quando vê uma estrela cadente e também quando assopra as velinhas do seu bolo de aniversário. Ao perder um dente e colocá-lo embaixo do travesseiro, novamente o menino mentaliza o Golf como objeto de desejo. Só que, desta vez, para a sua alegria, ao acordar e olhar a vaga da garagem, o carro está lá! Porém, o automóvel vem com um “detalhe” não planejado: o motorista que, no caso, é o novo namorado de sua mãe. Ao ver a chave na mão do homem, o menino abaixa a cabeça, vira de costas e então suspira baixinho: “Eu não pedi com motorista”. A locução termina enfatizando o mito: “Golf. Não é só um carro, é o Golf”.
Suzana Vieira em campanha de Havaianas Pela primeira vez em toda a sua carreira, a atriz Suzana Vieira foi a nova estrela da campanha da Havaianas. “Adivinho” foi filmado na praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, num dia de muito sol, no fim de outubro do ano passado. Nele, a atriz esbanja charme e bom humor ao ouvir o galanteio involuntário de um vendedor das sandálias. Criado pela AlmapBBDO, o comercial foi dirigido por Clovis Mello, da Cine. No roteiro, um ambulante caminha pela praia vendendo modelos de Havaianas Slim, Flat e Top. Chamado por um grupo de amigas interessadas em comprar modelos de Havaianas, o rapaz alimenta a curiosidade das moças ao adivinhar que número calçam. Quando Suzana Vieira se aproxima o vendedor, automaticamente, olha para os pés dela e diz “37!” Pensando que ele sugeria suade, a atriz não esconde a satisfação e, derretendo de charme, concorda: “Parece, né?”. O filme termina com a assinatura: “Havaianas. Todo mundo usa”.
O Boticário mostra como os homens se cuidam
Um lenhador aparece em cena e decreta: “Nada me deixa mais furioso que ficar com o rosto oleoso”. so, um mecânico, que está consertando um carro, sai de baixo do automóvel e completa a revelação do lenhador: “Por isso eu tenho um macete, que chamo de sabonete”, e tira, sorrindo, uma barra de sabonete de dentro do bolso. Assim, intercalando falas e dicas de homens que representam estereótipos bem masculinos, O Boticário divulga a linha de produtos O Boticário MEN,a especialmente para eles. A assinatura da campanha, “Linha MEN de O Boticário. Para o você que existe no ogro”, deixa claro que todo homem pode e deve se cuidar, não importa o quão despreocupado pareça ser com a sua aparência. A hashtag da campanha, #SeCuidaAí, reforça a mensagem. O filme “Dicas” compila de forma bem-humorada e divertida conselhos e segos masculinos sobre como cuidar do visual. Ao final do comercial, uma horda de homens comuns sai à rua cantando em um só coro: “A gente se cuida, mas não conta pra ninguém. Ainda bem que tem Boticário MEN”. Além do filme e das vinhetas, a campanha teve anúncios impressos, material de PDV, MUB, mídia digital e estratégia para redes sociais.
“Magic Words”, o livro de quem nunca escreveu
Só no Brasil, ainda existem mais de 13 milhões de analfabetos. Com uma ideia inovadora e uma multifuncional HP Ink Advantage Ultra 4729, o projeto Magic Words, criado pela AlmapBBDO para a HP, percorreu o país inteiro ouvindo histórias contadas por pessoas que jamais sonhariam em ver suas memórias registradas. Essas narrativas foram impressas pela HP Ink Advantage Ultra, uma a uma, por comando de voz e em tempo real e, como mágica, tornaram-se um livro. “Magic Words” reúne 30 relatos de diferentes autores de todo o Brasil e compila registros fotográficos impressionantes resultantes do olhar atento de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram. O jornalista Gilberto Dimenstein, idealizador do Catraca Livre, assina o prefácio da obra. Com apenas uma HP Ink Advantage Ultra e o kit de cartuchos de ultra rendimento que acompanha a impressora, foi possível imprimir 4,5 mil páginas, que foram encadernadas artesanalmente e tornadas livros. Já as capas do livro foram impressas usando a tecnologia de impressão digital HP Indigo. Foram produzidas edições para presentear os novos autores, bibliotecas e os centros culturais de suas cidades e de seus vilarejos. O projeto também está contado no documentário “Magic Words”, dirigida por Leandro HBL, da Bando, que capta a emoção dos personagens-autores em seus contextos reais. O filme pode ser assistido no site do projeto e nas redes sociais. O perfil do projeto no Instagram traz imagens inéditas feitas pelo fotógrafo José Cabaço, embaixador do Instagram, e testemunha de todos os relatos.
Outdoors exibem retratos de vítimas de Mariana
O projeto “A Arte Nunca Esquece” quer trazer de volta ao debate público a tragédia de Mariana (MG). Em ação criada pela AlmapBBDO, a Panamericana Escola de Arte e Design enviou o ex-aluno e artista plástico Marcelo Tolentino para visitar a região coberta pela lama e conhecer as histórias de quem perdeu tudo no maior acidente ambiental ocorrido no Brasil. A lama que devastou a cidade está sendo transformada em arte sob a forma de retratos das vítimas de Mariana. Acompanhado do fotógrafo Alex Takaki, Marcelo foi até o local da tragédia, conheceu as vítimas e coletou a lama que arrasou com o ecossistema local e com a vida dos habitantes de Mariana. Com este material, iniciou o processo de reproduzir o rosto de quem sentiu na pele os impactos do vazamento de lama. Para que a obra chegasse ao público certo, os retratos estão expostos nas ruas de Brasília, numa espécie de exposição a céu aberto, próxima ao Congresso Nacional. Assim, os políticos que estiveram ausentes nas duas sessões da Comissão Parlamentar da Câmara dos Deputados que discutiria o caso de Mariana, ambas canceladas por falta de quórum, estão sendo lembrados da tragédia que nunca sairá da memória de suas vítimas.
Veja destaca a credibilidade de sua informação
O filme “Fato Distorcido” é resultado de uma experiência verdadeira realizada pela AlmapBBDO para a revista Veja, da Editora Abril, para destacar a importância da credibilidade na informação jornalística. Idealizado pelo redator Cesar Herszkowicz e o diretor de arte Luciano Lincoln, da AlmapBBDO, o ensaio foi dirigido por Vitor Amati, da Bossa Nova Films, e foi veiculado em todos os canais da VEJA, na internet e cinema. Foram 12 dias de filmagens realizadas num galpão em São Paulo. O experimento envolveu 6 artistas de diferentes técnicas e partiu da foto feita pelo fotojornalista Kevin Carter, no Sudão, na África, em 1993, e que com ela venceu o Prêmio Pulitzer. Nela, uma criança em grave estado de subnutrição está na mira de um abutre. Exposta em um galpão, a imagem foi observada pelo pintor Rien, que a reproduziu, criando uma obra de arte em que há uma leve semelhança com a foto de Carter. A foto foi então coberta e os artistas convidados passaram a ver apenas o trabalho realizado pelo anterior. O ilustrador Eduardo Nunes foi convidado a observar a pintura de Rien e, a partir dela, criar uma obra. A arte de Nunes, apesar de abordar o mesmo tema, já é bem diferente da pintura de Rien. Depois dele, foi a vez do escultor Cícero D’Ávila interpretar o que via na ilustração. A bela escultura resultante já nada lembra a foto que deu origem ao ensaio.