Novo conceito busca agregar brasilidade e rejuvenescer marca

Com o objetivo de rejuvenescer a marca Consul, a consultoria de branding FutureBrand desenvolveu um projeto estratégico buscando reforçar o novo posicionamento da linha.  A Consul, marca da Multibras, que atua no segmento de eletrodomésticos, teve desenvolvido todo seu universo visual, incluindo uma revisão completa do atual modelo de arquitetura de marca e nomenclatura de produtos.
Para conseguir o resultado de rejuvenescimento da marca, a FutureBrand baseou-se em pesquisas realizadas recentemente pela Consul.
A empresa realizou entrevistas com promotores de vendas, executivos das áreas de marketing, comercial, trade, comunicação e design.
Durante a pesquisa, a confiança foi identificada como principal atributo percebido pelo público com relação à marca Consul.
De acordo com Alex Sugai, diretor de inovação e design da empresa, um dos desafios da FutureBrand foi agregar essa percepção à arquitetura da marca e transmitir as características das consumidoras de Consul na nova identidade visual.
O público-alvo da marca é formado por mulheres que prezam a família, que são generosas, afetivas e muito otimistas, mas que não deixam de ser batalhadoras e determinadas.
Além disso, a nova logomarca busca reforçar o relacionamento da Consul com o Brasil. O executivo da FutureBrand enfatiza que pretendeu dar mais glamour à marca, por meio de uma personalidade própria e marcante.

Mudanças
Para se adequar às mudanças, o logotipo foi totalmente reformulado. O azul escuro, considerado frio e rígido, foi substituído pela cor verde, buscando reforçar a brasilidade da marca.
A assinatura “A escolha da mulher brasileira”, também busca identificar a marca ao País. O mote passou a ser escrito na cor laranja e no formato de um sorriso.
Além disso, a FutureBrand sugeriu novos nomes à família de produtos Consul, resultado do trabalho de naming.
Nas linhas de refrigeradores e lavadoras foi mantido o nome Consul como principal, seguido da categoria e da capacidade. Os modelos de fogões serão identificados por nomes específicos.
Sugai reforça que as mudanças foram necessárias para organizar a oferta de produtos e facilitar para o consumidor. O executivo também destaca que a nova estratégia de nomenclatura estabelecida para os produtos da linha vem ao encontro do posicionamento estabelecido para a marca.
A FutureBrand também desenvolveu um “Brand Book” para a Consul, um livro conceitual que expressa os valores da marca e serve como uma fonte de inspiração para funcionários e parceiros estratégicos responsáveis pela comunicação.