Na semana passada, o Google deu início ao Retail Summit, ciclo de eventos sobre a temporada de compras do fim do ano. O primeiro encontro teve como tema a Black Friday e discutiu as principais tendências para que empresas de diferentes segmentos e tamanhos possam aproveitar a sazonalidade. Em 2018, a Black Friday movimentou R$ 2,6 bilhões apenas no e-commerce do país.

De acordo com pesquisa realizada com 500 pessoas por meio da ferramenta online Google Survey, os aspectos que são considerados mais importantes para os brasileiros ao definir onde eles vão realizar as suas compras são melhor preço (30,2%), loja conhecida (15,9%) e frete grátis (15,6%).

Sobre a entrega dos itens adquiridos, é possível observar ainda um comportamento que demonstra a urgência dos consumidores, sendo que 18,7% deles buscam por frete rápido, 15,2% preferem a opção de retirar na loja física no mesmo dia e 5,9% querem receber em casa, por meio de aplicativos de entrega.

“O brasileiro quer evoluir em várias frentes e os momentos de sazonalidade do segundo semestre devem funcionar como gatilho para compras e projetos saírem do papel. As marcas precisam estar preparadas para atender a demanda”, diz Fernanda Bromfman, gerente de Google Customer Solutions.