Consumidores do mercado de luxo esperam, em primeiro lugar, qualidade e autenticidade quando adquirem um produto nesse nicho. É o que mostra a pesquisa “Perfil do consumidor de luxo no Brasil”, realizada pela Ipsos, multinacional francesa de pesquisa, ao lado do Luxury Marketing Council (LMC), organização internacional que reúne mais de 800 empresas associadas, representadas por presidentes e altos executivos de marcas líderes do mercado de luxo em todo o mundo.
Segundo o estudo, 88% dos consumidores esperam qualidade superior ao comprarem produtos considerados de luxo; 85% querem garantir a autenticidade do produto; 80% buscam inovação, 78% querem desfrutar de serviços personalizados, 74% buscam viver uma experiência inesquecível e 64% buscam desfrutar de uma relação especial com a marca.
Outro dado significante diz respeito aos produtos e serviços associados à palavra “luxo”. Sem surpresas, com 64% das citações dos entrevistados, os automóveis aparecem em primeiro lugar (para os homens, das oito marcas mais citadas, quatro são marcas de carro). Na sequência aparecem as roupas, com 49%, e joias, com 33%.
A novidade é que o luxo também é associado a serviços de alto padrão, como hotéis, viagens e restaurantes sofisticados, com respectivamente 27%, 21% e 19% das citações (ficando à frente de produtos como perfumes, relógios, casas elegantes e alimentos). Ou seja: categorias que envolvem desfrutar, viver e ter novas experiências superam muitas categorias “materiais”.
O estudo também mostra quais são os itens para os quais os consumidores dão mais atenção ao país em que foi produzido. Os grandes campeões são as bebidas alcoólicas (75% dão muita atenção ao país de origem do champagne, 68% dos vinhos e 66% dos destilados), seguidas por automóveis (65%), relógios (60%) e perfumes (58%).
Com relação às fontes de informação sobre produtos de luxo, o estudo mostra que o boca a boca é fundamental: em todas as categorias avaliadas. As dicas das pessoas próximas aparecem em primeiro lugar, à frente dos anúncios visuais (na internet, na TV ou em catálogos).
Além disso, a pesquisa mostra que para os brasileiros, o luxo é inquestionavelmente europeu. A França permanece como um forte símbolo do luxo, mas países como Suíça, Itália e Alemanha também são muito valorizados pelos consumidores de produtos de luxo do País.
Ainda para os brasileiros, o luxo significa qualidade, mas também hedonismo e estilo: para 77% dos entrevistados, luxo é uma recompensa pessoal e uma maneira de viver com estilo e design; para 71% é puro prazer, e um modo de expressar estilo e personalidade.
Perfil
A pesquisa revela que a apreciação do luxo é muito similar entre homens e mulheres, e também não varia significativamente com a idade (embora os mais jovens sejam levemente mais interessados em produtos de luxo). No entanto, nota-se que, quanto maior a renda do consumidor, maior é o seu entusiasmo com o luxo.
Metodologia
Para o estudo foram realizadas 800 entrevistas com homens e mulheres de 18 a 60 anos, com consumidores de alto poder aquisitivo. Além da etapa quantitativa, o estudo é composto também por discussões em grupo, desk research e análise semiótica, o que proporciona uma visão holística do cenário pesquisado.