Mais do que nunca as pessoas querem fazer parte de uma tribo. Nós nos sentimos seguros em grupos, onde podemos proteger uns aos outros, colaborar e construir culturas com pessoas que são iguais a nós. Esses são alguns dos insights do relatório “Changes of Tomorrow” (“Mudanças do Amanhã”), divulgado pela Hyper Island, que destaca tendências nas áreas de comportamento humano, negócios, talento e tecnologia.

Outra tendência é a economia colaborativa. Com serviços disruptivos como Airbnb e Uber, está começando a aquecer entre os consumidores a ideia de compartilhar formas de administração. A economia colaborativa é representada essencialmente pela descentralização das posses e habilidades.

De acordo com o relatório, a percepção de privacidade das pessoas também está se transformando. As companhias estão fazendo nossas vidas se tornar mais fácil rastreando nosso comportamento online e moldando seus produtos de acordo com as nossas necessidades. No entanto, há muitas vozes contrárias a essa tendência e o debate continua.

Nossa marca pessoal também está se tornando universal. Há sinais claros da importância de construir uma marca pessoal no universo digital. Nossa pegada digital traça o que você deixou para trás na internet. O melhor é que é possível ter controle sobre sua pegada digital.

Outra conclusão: estar constantemente conectado é uma realidade que veio para ficar. O seu telefone é a primeira coisa que você vê de manhã e a última da noite. Tornou-se extremamente fácil se conectar com pessoas queridas e distantes. Mas para alguns isso é “too much”. Pelo bem ou pelo mal, a vida conectada veio para ficar e o nosso desafio é encontrar o equilíbrio.

Na era digital, a curiosidade também está se tornando uma arma poderosa. “Checar o Google antes de falar” tem sido o novo “Pense antes de falar”. A Hyper Island ouviu mais de 100 experts no mundo para levantar os dados e tendências. O relatório completo pode ser acessado aqui.