Consumidores priorizam marcas tradicionais e com custo-benefício na hora da compra. Essa afirmação está no estudo realizado pela REDS Research Designed for Strategy, em parceria com o CIP (Centro de Inteligência Padrão), que analisou o consumo de produtos no momento da compra. Na pesquisa, 19,1% dos entrevistados valorizam marcas tradicionais e que somam anos de mercado. Para 14,5%, as marcas inovadoras e que sempre lançam tendências e novidades tem maior valor.
Nas categorias Bebidas, Câmeras Fotográficas, Eletrodomésticos e TVs, o fator “marca” foi considerado o mais importante. No setor de Higiene Pessoal e Limpeza, no entanto, o conceito ecologicamente correto é o ponto decisivo para o consumo. A importância dada a marca, segundo a pesquisa, é reflexo dos investimentos em marketing, relações com consumidores e a experiência com o produto.
Entre os fatores valorizados nas marcas, a preferência da Geração Z está em empresas que tenham um posicionamento sustentável. Para a Geração Y e X, aparecem tendências para marcas que se preocupam com o trânsito das grandes cidades, marcas envolvidas com causas sociais e com causas de minorias.
Apesar de todas as gerações valorizarem as marcas tradicionais, fatores como a marca ser inovadora, usar linguagem descolada e ser cool, são mais valorizados a medida que a idade diminui. Além disso, o marketing social não é algo que proporciona conexão imediata com a Geração Z, a não ser que o tema seja sustentabilidade no âmbito ecológico.
“A geração Z nasceu ouvindo a crescente preocupação do mundo com causas ambientais, fazendo com que isto se torne um atributo básico para a escolha das marcas. Já o envolvimento de marcas com causas sociais mais amplas é algo recente e está sendo liderado justamente pelos Millennials, que formam a nova geração de líderes nas empresas”, apontam os realizadores do estudo.
No momento da compra, o critério para definir a compra varia com a idade do consumidor. A Geração Z demonstra maior interesse na marca do produto e no preço, porque depende da renda de terceiros para fazer a compra. Nas gerações Y e X, o maior interesse está no custo-benefício que o produto oferece. Em relação a classe social, o fator custo-benefício cresce em importância à medida que a classe social aumenta. O preço é mais importante para a classe C, enquanto a classe B o maior interesse está no fator marca.
Foram entrevistados 2 mil consumidores com idade entre 15 e 70 anos, de todas as regiões do Brasil, em 22 categorias de consumo. As entrevistas foram realizadas entre outubro e novembro de 2015.