A flexibilização da quarentena e a reabertura do comércio no Brasil incentivaram uma leve retomada do consumo fora do lar. Os dados são do levantamento Consumer Insights da Kantar. Apesar de o consumo nesse segmento ainda estar no vermelho e ter perdido 17% em valor gasto em relação ao trimestre anterior, alguns canais estão aquecidos.

O Nordeste, por exemplo, é o grande responsável por impulsionar variação positiva de 19% em valores de vendas referentes a mercadinhos de bairro e mercearias. Já os hipermercados e supermercados também tiveram índice positivo de 19%, puxados em grande parte pelo Rio de Janeiro e, especialmente, em compras de salgadinho, chocolate e cerveja. Os estados do RJ e de SP também ajudaram a alavancar o aumento de 7% nas vendas das padarias, principalmente em compras de pão de queijo, doces e pizzas.

Mercadinhos de bairro e mercearias alavancaram crescimento do consumo FOTO: Unsplash

Ainda que o movimento seja relevante, o aumento de consumo dentro do lar ainda é insuficiente para reequilibrar a queda geral dos números. Nos meses de maio e junho, as compras para In Home tiveram alta de 13,9% em relação aos mesmos meses do ano passado, para mídia exterior caíram 14,7% e, no comparativo, o consumo como um todo, dentro e fora do lar, retraiu 0,8% no País.

Como tendências de consumo, o atacarejo voltou a ser procurado pelos shoppers para missões maiores – de reposição e abastecimento, e o hipermercado avançou neste quesito. Categorias de higiene pessoal e limpeza da casa ganham cada vez mais espaço no carrinho. Entre os produtos, destaque para papel higiênico (+2,8 pontos de penetração), sabonete (+1,2), cloro (+12,5%) e desinfetante (+5,7%).

Ao ficar mais tempo em casa, além de aumentar os ciclos de limpeza, os brasileiros também passaram a fazer mais uma ocasião de consumo ao longo do dia. E, diferentemente da tendência do início da pandemia, em que a conveniência e praticidade estavam no topo da lista de necessidades dos consumidores, agora eles têm demorado mais para preparar suas refeições e o hábito e o prazer têm assumido a liderança.

Ao todo, 8,7% a mais de pratos têm sido preparados e consumidos em casa, com destaque para o pão caseiro, que ganhou mais de 400 milhões de ocasiões. Além dele, entram também lanches com frios, salada de frutas, caldos e sopas, por exemplo.