A concorrência para definir a nova agência do Carrefour no Brasil mobiliza alguns dos mais poderosos chefões do Publicis Groupe, nesta semana, em São Paulo. O Publicis ganhou a conta mundial do anunciante em janeiro, com verba estimada em US$ 1 bilhão, tirando-a da Euro RSCG. No Brasil, estima-se que a rede de hipermercados invista cerca de R$ 200 milhões anuais em marketing. As três agências do grupo Publicis – Publicis, F/Nazca S&S e Leo Burnett- participam da concorrência no Brasil. Uma delas vai substituir a AlmapBBDO, que atende a rede de varejo desde 2004.
Coincidências ou não, as apresentações das três agências que disputam a concorrência aconteceram nesta quarta-feira (11), em São Paulo, no mesmo dia em que o presidente do Publicis, Maurice Lévy, está na cidade para participar da Advertiser Week Conference, organizada pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e pela WFA (World Federation of Advertisers). Outros diretores do board do Publicis acompanham Lévy.
A primeira apresentação, marcada para às 10 da manhã, foi da Publicis, agência presidida por Orlando Lopes. Em seguida, às 11 horas, foi a vez da F/Nazca S&S. O ceo da rede Saatchi, Kevin Roberts, participou da apresentação da agência presidida por Fábio Fernandes. Nos bastidores, dizem que a vinda de Roberts ao Brasil é apenas uma “coincidência”, mas nos mesmos bastidores, comenta-se que Roberts estaria diretamente envolvido nas estratégias traçadas para tentar ganhar a marca de hipermercados. A terceira apresentação, marcada paras às 13 horas, foi feita pela Leo Burnett, que mostrou suas credenciais apenas com executivos brasileiros.
Do lado do Carrefour, além dos executivos de marketing do Brasil, as apresentações foram avaliadas por diretores de marketing que vieram da França especialmente para o processo de concorrência.
por Marcello Queiroz