SBT. Sistema Brasileiro de Televisão. Mas poderia ser Sinônimo Brasileiro de Televisão. As três letras representam 40 anos de incontáveis programas, sonhos realizados e momentos ao lado da família brasileira. Berço de muitos talentos e lar de tantos outros, a emissora construiu uma programação sólida, que marcou gerações e foi o guia da semana do telespectador. Honrado pelo legado e orgulhoso de seu passado, o canal recebe o novo ciclo mirando o futuro, com a coragem de reaprender e se reinventar em um mercado cada vez mais competitivo.

A empresa segue investindo na programação, com um elenco diversificado, contratações de peso e novas atrações. Um dos focos é a retomada do departamento de esportes, com direitos de transmissão de torneios de futebol como Libertadores, Copa América, Copa do Nordeste, UEFA Champions League e Europa League, além da vertical SBT Sports. A emissora também segue crescendo nas plataformas digitais Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, Twitch e YouTube.

Silvio Santos, o patrão: de volta às gravações para ficar próximo de sua equipe e público

Entre os projetos, a TV ZYN, vertical multiplataforma para o público jovem e que em janeiro tornou-se o canal mais visto do SBT no YouTube, foi aprimorada com o lançamento de sua primeira produção em série: “A Fantástica Máquina de Sonhos”. Já SBT Games, que reúne informação e entretenimento, fez da emissora a casa dos streamers, com programação feita de gamers para gamers, e espaço para novos talentos.

Emissora tem investido em seu departamento de esportes e promete mais novidades

Alicerçado nos pilares informação, diversão e família, o SBT sopra as velinhas, como diria Silvio Santos, em ritmo de festa. A campanha “Aniversário 40 Anos” é embalada por uma versão de “Tempos Modernos”, e, por meio de uma dança, desbrava todas as principais frentes de conteúdos multiplataforma da emissora. E é na essência de TV Mais Feliz do Brasil que o canal evidencia sua conexão com o futuro.

Criada especialmente para a Geração Z, TV ZYN segue em evolução no SBT
José Maciel: conteúdos mais nichados

José Roberto Maciel, CEO do SBT, diz que o canal chega aos 40 com a disposição, curiosidade e ansiedade do fundador que, aos 90 anos, volta ao palco para estar com suas “colegas de trabalho” e seu público. “Em planejamento estratégico, fixamos três grandes pilares quando olhamos para as competências que nossa empresa precisa ter: conteúdo, tecnologia e dados. A TV Aberta continuará liderando em gêneros de programação, o SBT está muito atento a isso e presente em todos esses gêneros. Fortaleceremos esse tipo de conteúdo de massa e trabalharemos na construção de conteúdos mais nichados, que possam ser explorados em outras plataformas. Estamos automatizando a produção e integrando processos de produção linear e não linear”, diz.

Esse processo foi acelerado quando Fred Müller, Diretor de Negócios e Marketing do SBT, chegou em 2019. Um movimento, em agosto de 2020, mudou a Diretoria Comercial, Marketing e Afiliadas para Diretoria de Negócios e Marketing. A reestruturação contemplou a gerência SBT Solutions e o lançamento da área Negócios Digitais.

Fred Müller: projetos personalizados

Cada novo passo ressalta a sede do canal por não apenas evoluir com, mas pautar as transformações tecnológicas e comportamentais da sociedade. Para Müller, o SBT está em permanente sintonia com o mercado, num constante aprimoramento na forma de pensar o negócio. “Seja incorporando soluções de mídia, seja integrando os recursos e investindo em conteúdo de qualidade em todas as plataformas que dispõe. Nosso modelo organizacional permite um atendimento Key Account, com projetos personalizados, com alinhamento das áreas SBT Solutions, Digital e Regionais, a fim de desenvolvermos as melhores propostas e resultados”, diz.

Fernando Pelegio: produção adaptada

O ritmo não para
Mesmo nesse período desafiador de pandemia, a emissora desenvolveu novidades e se adaptou para oferecer projetos redesenhados para o mundo contemporâneo.

Fernando Pelegio, diretor de Planejamento Artístico e Criação, cita atrações como o ‘Te Devo Essa! Brasil’, ‘Vem Pra Ca’, ‘Arena SBT’, ‘Mestres da Sabotagem’, além da volta do ‘Show do Milhão’, com o PicPay. “Todos concebidos já com protocolos de distanciamento.

A readaptação, pela qual os programas existentes tiveram que passar, não foi necessária. Também demos o pontapé inicial para a volta da Teledramaturgia, com ‘Poliana Moça’”, adianta.

Murilo Fraga: renovando desafios

No mesmo raciocínio, Murilo Fraga, diretor de Planejamento de Programação, acrescenta a importância da criatividade para divulgar e valorizar todas elas. “Comemoramos 40 anos renovando os desafios. Estamos prontos para a retomada e teremos de ser eficientes no desenho da grade, na escolha e aquisição de novos conteúdos e na eficiência da estratégia de programação”, diz.

A intensidade do trabalho e das novidades acompanham a indústria de mídia e entretenimento, que passa por uma transformação muito rápida e interessante.

Fernando Pensado: olhar multiplataforma

Mas para Fernando Pensado, Head de Inovação, a relevância do conteúdo e experiência do consumidor sempre serão o centro. “Estamos trabalhando para ofertar conteúdos relevantes com as diferentes formas de distribuição e interatividade que a tecnologia broadband permite. A combinação com a análise de dados e com as fortalezas do SBT, como a credibilidade e carinho do público, é poderosa e vai se potencializar”, indica.

Apesar de ser sinônimo de TV, o SBT é hoje um dos principais players de conteúdo digital do país, com iniciativas e projetos customizados com base em dados.

Carol Gazal: atenção às tendências

Segundo Carolina Gazal, Head de Digital, a expressiva relevância em audiência e seguidores nas plataformas digitais é fruto de uma estratégia eficaz e bem estruturada na criação e na distribuição de conteúdo. “Estamos atentos às tendências e transformações do mercado, para continuarmos ampliando a conexão com o nosso público, com um grande volume de produção de conteúdo diário e entregas que geram engajamento em diferentes clusters”, afirma.

Will Pesenti: entrega com conexão

Falando em ambiente digital, um dos territórios que a marca mais cresce é o de games. Não por acaso, foi a primeira emissora de TV aberta a ter um canal na Twitch por meio dos streamers parceiros: hoje somam 21 profissionais aliados ao SBT Games, área dirigida por Willian Pesenti. “Além dos brand lovers, contamos com a nossa força midiática em diversa plataformas, aliada à capacidade de produção de conteúdo para cada rede, o que torna a entrega para marcas algo de conexão, completo e seguro”, diz.

Fernando Fischer: dados relevantes

Focado no presente e aberto a possibilidades, o time do SBT comemora seu aniversário com a convicção de viver sua melhor forma e estar pronto para ousar. Diretor de Operações Comerciais e Inteligência de Mercado, Fernando Justus Fischer sintetiza o momento. “Estamos constantemente em busca de dados para gerar conhecimento e insights relevantes para nosso mercado em frequente evolução”, ressalta. É como diz o clássico de Lulu Santos: o SBT vive um novo começo de era.