Hoje em dia, todo mundo que mexe com internet já deve ter ouvido falar do SEO (Search Engine Optimization). Essa é a métrica do Google para calcular a autoridade dos sites e estabelecer o ranqueamento que encontramos durante as pesquisas efetuadas na plataforma. Os sites com melhor pontuação no SEO aparecem em primeiro lugar.

Uma das principais variáveis de pontuação do SEO é a velocidade do site. Quanto mais rápido for um site, melhores são suas chances de ser ranqueado entre os primeiros. Contratar uma hospedagem barata, porém lenta, pode ser um tiro no pé do seu negócio.

Ao criar o seu site, não economize na hospedagem – sempre use hospedagem rápida na web para melhorar a velocidade do seu site. Isso porque, sites mais rápidos são melhor ranqueados pelo Google, já que a empresa vê com bons olhos aqueles que investem em qualidade para seus usuários.

Por isso, toda e qualquer pessoa que pretenda começar um negócio online precisa investir em uma boa otimização de SEO. Caso contrário, ficará refém de anúncios pagos para aparecer aos usuários do Google que fazem buscas relacionadas ao nicho de mercado da sua empresa. Então, como aumentar o tráfego orgânico de um site?

CONTEÚDO RELEVANTE
Existem muitas formas de aumentar a pontuação do seu site através do SEO. A primeira delas, e mais importante, é elaborar um conteúdo relevante para os seus clientes. Quanto melhores forem as informações contidas no seu site, mais específicas e detalhadas, melhor ele será avaliado pelo Google e mais posições alcançará nas páginas de pesquisas.

USE BOAS KEY WORDS
Quando alguém faz uma pesquisa no Google, essa pessoa digita as palavras relacionadas ao objeto da sua busca. Essas palavras são conhecidas como  keywords. São elas que indicam ao sistema de inteligência artificial do Google o que o usuário quer. Assim, o mecanismo apresenta os sites que melhor se enquadram naqueles termos.

Usar palavras-chave específicas em seu site ajuda a ranqueá-lo para a primeira página de buscas do Google. A palavra-chave pode estar em todo lugar, desde o nome da empresa, passando pelo subtítulo até o conteúdo produzido.

CRIE TÍTULOS E METATAGS
O Google faz a leitura dos sites como os seres humanos leem revistas e livros. Se um texto é mal escrito, se o título é nada atrativo e as primeiras palavras são confusas e não nos dizem o que queremos, estamos mais dispostos a abandonar a leitura antes de entrar no conteúdo do livro. O mesmo acontece com o Google. Um bom site é aquele que tem títulos atrativos e meta tags relacionados ao conteúdo do site.

(Creativeart | Freepik)

USE LINKS
A internet é feita de conexões e o robô de pesquisas da Google sabe disso. Quanto mais conexões um site tem com outros sites, maiores são as chances de ser um bom site para ser exibido ao cliente da Google. Por isso, criar links relevantes no seu site é uma forma de aumentar a autoridade dele. O uso dos links é uma estratégia muito eficiente e pode elevar seu site para as primeiras páginas de pesquisas do Google.

FAÇA BOM USO DAS IMAGENS
Além dos textos, os algoritmos do Google também adoram imagens. Eles conseguem ler a qualidade da imagem, mas também se atentam às legendas e ao nome dado aos arquivos. Se o nome tiver relação com a pesquisa do usuário, é bem provável que o site seja exibido no resultado de buscas, ainda que o conteúdo não esteja relacionado. Por isso, use imagens e crie legendas interessantes para aparecer nas primeiras páginas de pesquisa.

INVISTA EM UM BOM DESIGN
Apesar de poucos acreditarem, o design de um site tem uma forte influência em como o site é ranqueado em páginas de pesquisas. Sites bem desenhados e elaborados tendem a ser melhor classificados que outros sites feitos de qualquer maneira. Invista, portanto, em um bom design gráfico do seu site.